UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

03/04/2008 - 11h55

Rio vai distribuir repelentes às vítimas de dengue

André Naddeo
Do Rio de Janeiro
A partir da próxima segunda-feira (7), todas as vítimas de dengue da cidade do Rio de Janeiro vão receber gratuitamente repelentes. A distribuição será feita pela Secretaria Municipal de Saúde depois do anúncio do prefeito César Maia.

"Com isso, a prefeitura estará impedindo que um mosquito não infectado pelo vírus da dengue, ao picar um paciente na fase aguda da doença, se infecte e passe a contaminar outras pessoas, principalmente os familiares", explicou o secretário municipal de Saúde, Jacob Fligerman.

Não foi divulgada a verba destinada para a compra dos repelentes, mas a prefeitura informou que também vai produzir o produto nas farmácias homeopáticas da rede de seus hospitais.

Uso contínuo é perigoso

Usar repelente 24h por dia pode fazer mal à saúde. É o que explica o entomologista da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, Anthony Érico Guimarães. "Todo repelente é tóxico. Se você usar continuamente, vai criar um problema de intoxicação muitas vezes grave", explica.

A ideal, segundo o pesquisador da Fiocruz, é que o repelente tenha o seu uso restringido para uma ou duas vezes por dia. "O repelente deve ser usado quando você vai para um lugar que tem mosquito, de mata fechada. Usar todos os dias é totalmente contra-indicado", diz.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host