UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/03/2008 - 17h10

Temporão recebe portadores de doenças degenerativas em apoio à pesquisa com células-tronco

Da Redação

Marcello Casal Jr./ABr

João Vitor Freire Xavier entrega uma camisa ao ministro da Saúde José Gomes Temporão

João Vitor Freire Xavier entrega uma camisa ao ministro da Saúde José Gomes Temporão

Representantes de movimentos que apóiam as pesquisas com células-tronco entregaram ao ministro da Saúde José Gomes Temporão, nesta terça-feira, um documento em defesa das pesquisas com células-tronco embrionárias.

A questão será julgada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No encontro, Temporão afirmou que a pesquisas com células-tronco "são o encontro da esperança com a ciência, sendo fundamental a luta em favor da continuidade dessas pesquisas".

Para o ministro, a aprovação das pesquisas é do interesse, em primeiro lugar, dos pacientes portadores de doenças degenerativas para as quais ainda não há cura e, em segundo lugar, do conjunto de instituições e pesquisadores que são financiados com recursos públicos.

Na ocasião, Temporão anunciou que o Ministério da Saúde já investiu, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, mais de R$ 24 milhões em pesquisas sobre terapia celular e que pretende formar a Rede Nacional de Terapia Celular.

A representante das ONGs, Gabriela Costa, portadora de distrofia muscular e coordenadora do Movimento em Prol da Vida (Movitae), de Brasília, agradeceu o apoio do ministro.

"O investimento na formação dos pesquisadores põe o Brasil em condições de igualdade com os países desenvolvidos e reduz a dependência do país de tecnologias produzidas no exterior", lembrou Temporão, ressaltando o caráter estratégico da aprovação das pesquisas com células-tronco pelo STF.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host