UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

28/02/2008 - 18h07

Médica tira dúvidas dos internautas sobre células-tronco

Da Redação
Em São Paulo
O UOL recebeu em seu estúdio a dra. Lygia Veiga Pereira, chefe do Laboratório de Genética Molecular do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo), para conversar com os internautas sobre células-tronco. No dia 5 de março, o SFT (Supremo Tribunal Federal) julga a ação que tenta impedir o uso de embriões humanos nos estudos com células-tronco. Veja a seguir a íntegra do bate-papo.



(11:03:38) Alex SP fala para Dra. Lygia: Bom dia! Gostaria de saber referente a diabetes, pois sou dependente de insulina e vi uma reportagem sobre a cura da diabetes por meio das células-tronco, e que já estava em estudo. Gostaria da saber como andas em relação a diabetes e células-tronco.

(11:28:30) Dra. Lygia: Alex SP, há vários tipos de diabetes, causadas por vários motivos diferentes. Existe um grupo em Ribeirão fazendo testes com células-tronco adultas para tratar da diabetes auto-imune. Para os outros tipos da doença, há a possibilidade de desenvolver insulina por meio de células-tronco, mas não há estudos ainda nesse sentido.

(11:04:03) paulo fala para Dra. Lygia: Dra. Lygia, gostaria de saber qual o avanço no uso de células-tronco na recuperação de paraplégicos decorrentes de lesão medular.

(11:30:14) Dra. Lygia: paulo, o que temos de teste clínico em andamento de lesão medular é com células-tronco adultas. Tem um grupo da USP fazendo esses testes. Com células embrionárias ainda não há estudos.

(11:04:13) fefa fala para Dra. Lygia: Dra. Lygia, bom dia. A senhora acha que a descoberta de células-tronco não embrionárias com alto potencial de diferenciação, como as células mesenquimais do cordão umbilical, podem trazer um fim a esta discussão ética sobre o uso das células embrionárias?

(11:31:46) Dra. Lygia: fefa, há muito investimento em pesquisa para verificar a versatilidade dessas células adultas. Hoje, não dá para dizer que elas são tão versáteis que as embrionárias, mas podemos estar subestimando-as. É preciso mais pesquisa para saber.

(11:04:19) samara fala para Dra. Lygia: Se o STF aprovar essa lei, como ficarão as regras para o uso do embrião? Terá algum limite? Até que ponto seria permitido?

(11:33:21) Dra. Lygia: samara, essa lei limita muito quais embriões poderiam ser usados. Não poderíamos, por exemplo, criar embriões para pesquisa. Poderíamos usar somente embriões inviáveis e aqueles congelados por três anos que o casal não quer mais usar.

(11:08:02) Carlos fala para Dra. Lygia: Prof., como a senhora vê a pesquisa com uso de células satélites em modelos de lesão muscular e distrofia?

(11:34:52) Dra. Lygia: Carlos, todas esses pesquisas de regeneração com células são promissoras.

(11:11:20) nelo fala para Dra. Lygia: Bom dia! A Igreja não deveria evoluir suas teorias assim evolui o tratamento com células embrionárias?

(11:36:17) Dra. Lygia: nelo, apesar de uma aparente divergência, os cientistas e a Igreja têm algo em comum, que é um profundo respeito e admiração pela vida humana. Cada um tem sua visão.

(11:12:32) Distrofina fala para Dra. Lygia: Sabemos que inúmeros embriões são descartados. Então porque há essa hipocrisia de proibir o uso para pesquisa?

(11:37:43) Dra. Lygia: Distrofina, quando aceitamos a fertilização in vitro, aceitamos a polêmica dos embriões descartáveis. A pergunta é por que só agora isso virou uma enorme polêmica.

(11:26:41) Nei fala para Dra. Lygia: Portadores de esclerose múltipla tem chances de cura através de células-tronco?

(11:38:09) Dra. Lygia: Nei, já há pesquisas com células adulta nesse sentido.

(11:27:16) ricky pergunta para Dra. Lygia: Dra. Lygia, bom dia! Ouvi falar a respeito de tratamento capilar com células-tronco. Tem algum sentido?

(11:38:39) Dra. Lygia: ricky, eu não conheço nenhum trabalho desse tipo, mas pode existir, sim.

(11:29:13) Magu fala para Dra. Lygia: Prof., há riscos de a implantação dessas células dêem surgimento a neoplasias?

(11:40:02) Dra. Lygia: Magu, quem é contra as células-embrionárias diz que elas podem gerar tumores. Esse é um risco que se corre. Fazemos pesquisas faz anos em camundongos nesse sentido, com grande sucesso. Mas estamos ainda desenvolvendo métodos para tornar esse tratamento seguro.

(11:30:02) Pedro fala para Dra. Lygia: tenho ponto cego cerca de 50% da visão, a célula-tronco poderá me ajudar com isso? Existe alguma lente ou óculos que me ajude 50% da visão? Eu não vejo para baixo!

(11:41:09) Dra. Lygia: Pedro, eu não posso falar sobre o seu problema porque não sou oftalmologista. Sei que na Escola Paulista de Medicina tem um grupo que desenvolve pesquisas oftalmológicas com células-tronco, mas não sei se para o seu caso em específico.

(11:30:22) Rodrigo - SP fala para Dra. Lygia: Dra., as pesquisas recentes que "transformaram" células da pele humana em células-tronco podem acabar com a discussão a respeito da utilização de embriões excedentes do processo de fertilização 'in vitro'?

(11:43:40) Dra. Lygia: Rodrigo - SP, recentemente, alguns grupos conseguiram pegar uma célula adulta, colocar alguns genes e essa célula regrediu para uma célula embrionária. Isso abriu uma nova linha de pesquisa, mas ainda não é seguro utilizá-las para tratamento. É preciso muita pesquisa ainda.

(11:34:36) Sol fala para Dra. Lygia: Quais os contras na utilização das células-tronco? Claro que para grandes descobertas devem ter ocorrido grandes desastres.

(11:47:05) Dra. Lygia: Sol, o grande contra é conseguir domá-las e fazer com que virem exatamente o tecido que queremos.

(11:38:55) Gui fala para Dra. Lygia: Professora, como está o investimento em células-tronco atualmente no Brasil?

(11:48:45) Dra. Lygia: Gui, o governo disponibilizou R$ 15 milhões para 40 grupos de pesquisadores durante dois anos. Esperamos que haja continuidade dessa verba, porque dois anos é um tempo pequeno para esse tipo de pesquisa.

(11:44:01) Stephany fala para Dra. Lygia: No lupus, a célula-tronco também pode ajudar?

(11:50:13) Dra. Lygia: Stephany, para todas essas doenças que chamamos de auto-imunes têm pesquisas com células-tronco da medula óssea. Potencialmente, essas células podem ajudar nessas doenças. Mas ainda é preciso muita pesquisa.

  • Veja também entrevista com a dra. Lygia sobre células-tronco e a ação no STF

  • Compare preços nas MELHORES LOJAS

    - Carros Usados
    - Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

    Hospedagem: UOL Host