UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

31/01/2008 - 16h57

Fóssil encontrado em SP revela 'elo perdido' entre crocodilos atuais e pré-históricos

Da Redação

Divulgação

Reconstituição digital do M. arrudacamposi, cujo esqueleto foi encontrado no interior de SP

Reconstituição digital do M. arrudacamposi, cujo esqueleto foi encontrado no interior de SP

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Paleontologia de Monte Alto afirmam ter descoberto o 'elo perdido' entre os crocodilos da pré-história e as espécies atuais.

A descoberta do fóssil dessa nova espécie de crocodilomorfo, que ganhou o nome de Montealtosuchus arrudacamposi, ocorreu em maio de 2004, nas cercanias do município paulista de Monte Alto (a 360 quilômetros da cidade de São Paulo).

Em apresentação nesta quinta-feira, os pesquisadores exibiram, além do fóssil do esqueleto (80% dele recuperado), a reconstituição digital, um modelo do réptil em tamanho natural (comprimento estimado entre 1,5m a 1,7m), e ainda ilustrações que retratam o ambiente em que o animal viveu.

O estudo científico, com apoio da Faperj (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi publicado no final de 2007 na revista "Zootaxa".

Elo perdido

O Montealtosuchus arrudacamposi pertence à família Peirosauridae. Trata-se de um crocodilomorfo de porte médio, adaptado às condições de clima árido e quente do interior de São Paulo durante o Cretáceo Superior (há cerca de 80 milhões de anos).

Esses animais possuíam membros longos, que lhes garantiam grande mobilidade e agilidade para andar em terra firme, além de uma armadura flexível no dorso e cauda, uma grande proteção contra outros predadores. Segundo os pesquisadores, o Montealtosuchus foi um predador importante em seu tempo.

Embora apresentasse hábitos diferentes dos crocodilos e jacarés atuais, o M. arrudacamposi mostra a conexão entre os crocodilos do tempo dos dinossauros e os de hoje, por apresentar características morfológicas que se relacionam tanto com as formas mais primitivas como com as atuais.

O nome Montealtosuchus arrudacamposi é uma homenagem à cidade de Monte Alto e ao professor Antônio Celso de Arruda Campos, paleontólogo que encontrou o fóssil.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host