UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

08/01/2008 - 14h55

Febre amarela: agências de turismo e embaixadas serão alertadas sobre vacina

Da Redação
O Ministério da Saúde encaminhou, nesta segunda-feira, um ofício aos Ministérios de Relações Exteriores e de Turismo para que funcionários de embaixadas e turistas que vierem ao país sejam orientados sobre a importância da vacina contra febre amarela dez dias antes da viagem.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, as agências de turismo serão notificadas para alertar clientes em busca de pacotes de ecoturismo, estadas em hotéis-fazenda e parques nacionais localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste, Minas Gerais e Maranhão.

Desde o fim de semana, foram registradas três mortes de pessoas com sintomas de febre amarela, uma em Goiânia e duas em Brasília. Ainda não há confirmação de que a doença foi a causa.

A febre amarela também teria provocado a morte de macacos no Distrito Federal e em Goiás. O laudo dos exames feitos nos animais deve sair entre dez e 15 dias.

O secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, avalia que não há risco de um surto de febre amarela em áreas urbanas. O último caso da doença registrada em área urbana foi em 1942.

Vacinas

O Ministério também garantiu que não há risco de faltar vacina contra a febre amarela nas regiões de risco. Os estoques estratégicos foram remanejados e 300 mil doses foram disponibilizadas para Goiás e Distrito Federal.

Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia. Há casos em que a pessoa contaminada apresenta sintomas mais graves, como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins , fígado, pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte.

Com informações da Agência Brasil

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host