UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

01/01/2008 - 09h38

Não abandone suas promessas de Ano Novo

Da Redação
Ano Novo pede vida nova: voltar para a academia, largar o cigarro, iniciar uma dieta, passar mais tempo com a família e aproveitar melhor as horas de lazer. O grande desafio, todo mundo sabe, é não abandonar as promessas na semana seguinte ao Réveillon.

VIDA SAUDÁVEL O ANO INTEIRO
Getty Images
Ter metas claras e fazer um planejamento são dicas para não desistir das promessas feitas no Réveillon logo no mês de janeiro
PESQUISA BRITÂNICA
DICAS PARA EMAGRECER
PROGRAMA DIÁRIO COM TREINOS
ABANDONE DE VEZ O CIGARRO
Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma) no Brasil, apenas 19% das pessoas cumprem suas resoluções de Ano Novo. Cerca de 30% desistem na primeira semana e o resto, em um mês. Um estudo divulgado na semana passada pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, também é desalentador: em um grupo de 3 mil pesquisados, só 12% alcançaram os objetivos almejados um ano após a promessa.

Para a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do Isma-Br, o principal motivo do fracasso é a falta de organização e de metas claras e realistas. "As resoluções exigem um planejamento específico", explica ela. Se a proposta é comer menos, por exemplo, é preciso combater hábitos que levam aos excessos: "Se o bufê faz com que a pessoa coma mais do que deve, ela tem de aderir ao restaurante por quilo ou levar comida de casa", ilustra.

Também é importante não se desiludir com fracassos. "Em vez disso, aprenda com eles", aconselha a psicóloga. Ela lembra, ainda, que é preciso haver algum tipo de gratificação para cada vitória conquistada. Assistir a um filme, fazer uma massagem ou qualquer outra atividade que compense o prazer suprimido. Só não vale cair na tentação de se presentear com "um cigarrinho" ou "só uma caixa de bombons".

Retorno à malhação

Se sua promessa de Ano Novo é abandonar de vez o sedentarismo, algumas recomendações da personal trainer Valéria Alvim podem ajudar: pratique uma atividade que proporcione prazer e busque sempre acompanhamento para evitar lesões e manter a motivação.

Uma opção barata e segura para quem não gosta de academia é a caminhada. "A pessoa pode começar com 20 minutos três vezes por semana e, depois de um mês, passar para meia hora cinco vezes por semana", prescreve.

Como o corpo se acostuma com o exercício, é preciso aumentar a intensidade gradualmente para não perder a animação com os resultados. "No caso da caminhada, é preciso acelerar o passo ou incluir subidas no trajeto", ensina.

Mesmo uma atividade simples como andar, no entanto, exige uma avaliação física prévia, que pode ser feita pelo clínico geral ou cardiologista. E a personal trainer ressalta que, para ser completa, a atividade física deve envolver treino aeróbico, exercícios de resistência muscular e alongamento.

Regulagem nos ponteiros da balança

Retomar a dieta abandonada nas orgias gastronômicas de fim de ano, ou mesmo começar um plano de emagrecimento, é um desafio e tanto. Mas não adianta radicalizar, escolhendo um regime restritivo demais. "Quando se emagrece rápido, o corpo consome massa muscular como fonte de energia, o que é percebido como agressão. A conseqüência é que o metabolismo fica lento e a pessoa volta a engordar facilmente", explica o endocrinologista Felippo Pedrinola.

O ideal, segundo ele, é perder no máximo 1 kg por semana. E o pior de tudo é a manutenção: o período necessário para que o corpo se acostume ao novo peso é de aproximadamente um mês por quilo perdido. Ou seja, se você emagreceu 12 kg, precisará manter a linha por pelo menos um ano para evitar o "efeito sanfona".

Pedrinola reforça que qualquer plano alimentar deve ser personalizado, ou seja, levar em conta as preferências e o gasto energético de cada um. Além disso, a atividade física é primordial para melhorar o metabolismo. E remédio, dá uma mãozinha? De acordo com o médico, algumas pessoas realmente precisam deles. "Com indicação e acompanhamento adequados, eles ajudam muito", garante.

Fim ao tabagismo

Quem já tentou largar o cigarro algumas vezes sabe o quanto é frustrante retornar ao vício. "A recaída é um fato, pois o processo adaptativo é longo", esclarece a médica Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo.

Em alguns casos, os remédios são necessários para controlar os sintomas de abstinência, como irritabilidade e depressão.

Veja outras dicas da especialista para quem decidiu celebrar com orgulho, no próximo Réveillon, o desafio vencido:

- Tente praticar alguma atividade física;
- Para evitar o ganho de peso, escolha petiscos pouco calóricos, procure escovar os dentes logo após a refeição e use balas ou gomas de mascar sem açúcar para aliviar a compulsão;
- Pelo menos nas primeiras semanas, mude a programação de lazer, evitando situações de risco, como sair para beber com os amigos. O ideal é dar preferência aos locais em que é proibido fumar, como cinemas e teatros;
- Procure atividades que proporcionem prazer para compensar a ausência do cigarro;
- Mude sua rotina, como o local onde toma café da manhã e almoça.



Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host