UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

21/05/2009 - 11h34

Cidade do México decreta fim de alerta sanitário pela gripe suína

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
As autoridades da Cidade do México decretaram nesta quinta (dia 21) o fim do alerta sanitário estabelecido por conta da gripe suína, também conhecida como gripe A (H1N1). O motivo foi a constante diminuição do número de mortes e de contágios causados pelo vírus H1N1.

O México registra, até o momento, 3.892 casos comprovados e 75 mortes. Um comunicado divulgado pelo Comitê Científico de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da capital mexicana afirmou que "os casos de contágio reportados e confirmados em laboratório mostraram acentuada tendência de queda nos últimos dias".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que 85 pessoas já morreram vítimas da gripe suína em todo o mundo. Um total de 41 países registram 11.034 casos confirmados da doença, ainda segundo a OMS.

Japão registra gripe em Tóquio
Duas estudantes que visitaram recentemente Nova York foram diagnosticadas com gripe suína em Tóquio. Foram os primeiros dois casos da capital japonesa.

A procura pelo remédio antiviral Tamiflu disparou no país. O preço do medicamento, vendido oficialmente somente com prescrição médica, quase dobrou na internet. O ministério da Saúde do Japão avisou que muitos comprimidos vendidos na rede podem ser falsos.

A maior parte dos casos de gripe suína no Japão foram diagnosticados em Kobe e Osaka. Ninguém está em estado grave.
O governo já mandou fechar mais de 4.000 escolas pelo Japão.

América do Sul
O governo chileno anunciou hoje que já contabiliza 24 casos de gripe suína. Com isso, o Chile passa a ser o país da América do Sul mais afetados pela doença, seguido pela Colômbia (12) e pelo Brasil (oito).

Autoridades chilenas informaram que o quadro clínico da maioria dos pacientes é considerado leve e com sintomas similares aos da gripe comum. Entre eles estão três chilenos que visitaram a República Dominicana, além de 20 estudantes.

"Esta situação epidemiológica é a esperada diante de um vírus facilmente transmissível entre pessoas - especialmente entre crianças", afirma comunicado divulgado no site oficial do governo chileno.

Ao todo, 37.612 passageiros e tripulantes já passaram pelo chamado "scanner térmico" no aeroporto internacional de Santiago. O objetivo é detectar febre acima de 38 graus, um dos sintomas da doença.

Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta (20) que acompanha 17 pacientes com suspeita de gripe suína. O número vem caindo desde quinta-feira da semana passada, quando o número havia chegado a 38. Ontem, o ministério acompanhava 18 pacientes que apresentaram sintomas da influenza A (H1N1).

  • 1. As definições de caso em monitoramento, suspeito, confirmados e descartados estão disponíveis e atualizadas no Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A(H1N1), que pode ser consultado no site do ministério.
    2. O total de casos em monitoramento e suspeitos pode variar de acordo com a reclassificação dos casos e o total de casos confirmados e descartados será sempre cumulativo.


Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (5), Distrito Federal (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), Amapá (1), Amazonas (1), Goiás (1), Rondônia (1) e Sergipe (1).

De acordo com o ministério, há oito casos confirmados da doença, nos Estados do Rio (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Todos já tiveram alta hospitalar.

*Com informações de AP, EFE e Agência Brasil

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host