UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/07/2007 - 15h54

Análise da Nasa diz que astronautas voaram bêbados, diz revista

Da Reuters, em Houston
Uma comissão concluiu que em pelo menos duas ocasiões astronautas foram ao espaço tão bêbados a ponto de representar risco para o vôo, afirmou na quinta-feira a página na Internet da revista Aviation Week.

Segundo a publicação, a comissão foi criada pela Nasa para estudar problemas de saúde dos astronautas, e registrou o "consumo intenso de álcool" a menos de 12 horas de lançamentos. Os médicos de vôo e outros astronautas teriam advertido sobre o estado dos tripulantes pelo menos em duas ocasiões.

A comissão foi montada depois da prisão da astronauta Lisa Nowak, em fevereiro, acusada de tentativa de sequestro, mas as conclusões não citam o nome de nenhum astronauta, disse a Aviation Week.

O Centro Espacial Johnson, em Houston, sede da corporação de astronautas, não quis fazer comentários, mas a Nasa afirmou que vai divulgar as conclusões de "duas revisões de avaliações médicas e de saúde comportamental de astronautas" numa entrevista coletiva na sexta-feira, em Washington.

A análise foi determinada depois da prisão de Nowak, que tripulou uma missão de ônibus espacial no ano passado. A astronauta teria viajado por horas de carro, usando fraldas para não ter de parar, para enfrentar uma suposta rival num caso amoroso.

(Texto de Jeff Franks)


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado