UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

06/01/2009 - 11h51

Morre mulher chinesa suspeita de ter contraído gripe aviária

Da Lusa
Em Pequim
Uma mulher suspeita de ter contraído a gripe das aves morreu nesta terça-feira em Pequim, anunciou o departamento municipal de Saúde.

O caso, que motivou uma "reunião de emergência" do referido departamento, já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e às autoridades sanitárias de Hong Kong e Macau, segundo a agência noticiosa oficial chinesa.

Huang Yanqing, cuja idade não foi revelada, é uma mulher natural da província de Fujian, costa leste da China.

Em 19 de dezembro, ela comprou nove patos num mercado da província de Hebei, norte da China, e "limpou os órgãos internos dos animais".

Segundo o Departamento de Saúde de Pequim, das 116 pessoas que estiveram em contato com ela, incluindo 14 familiares, houve uma enfermeira que "teve febre", mas, entretanto, se recuperou.

As autoridades locais também já "desinfetaram e isolaram" a casa da paciente, disse a mesma fonte.

A rapidez da informação divulgada contrasta com a atitude adotada em 2003, quando as autoridades de Pequim tentaram encobrir a dimensão da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Nos últimos cinco anos, o vírus H5N1, responsável pela contágio da gripe das aves aos seres humanos, matou cerca de 250 pessoas, a maioria das quais na Indonésia e Vietnã.

Estatísticas da OMS indicam que na China, até setembro de 2008, a epidemia tinha causado vinte mortes.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host