UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

01/12/2008 - 08h08

Governo chinês alerta contra discriminação de soropositivos

Da Lusa
Em Pequim
O presidente chinês, Hu Jintao, visitou nesta segunda-feira doentes soropositivos internados num hospital de Pequim, ilustrando o empenho das autoridades em combater os preconceitos em relação à doença.

"O estigma e a discriminação são grandes obstáculos para uma resposta efetiva à Aids. Precisamos de envolver todos os setores da sociedade neste combate", afirmou o ministro chinês da Saúde, Chen Zhu.

No domingo, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, também se encontrou com soropositivos e com órfãos de pais que tinham morrido de aids, na província de Anhui, leste da China.

No início da década de 1990, a Aids era ainda considerada na China "uma doença de estrangeiros" e, excluindo alguns dependentes de drogas, a maioria dos poucos casos oficialmente conhecidos dizia respeito a chineses que tinham trabalhado fora do país.

O número conhecido de soropositivos na China subiu este ano para cerca de 264,3 mil, mas, "de um modo geral, o crescimento da doença desacelerou", disse um responsável chinês da Saúde.

Segundo estatísticas oficiais divulgadas nesta segunda-feira, Dia Mundial da Aids, nos primeiros nove meses de 2008 foram diagnosticadas mais 44,389 mil pessoas soropositivas, elevando para 264,302 mil o número total de casos registrados.

O numero de mortos subiu para 34,864 mil, mais 6,897 mil do que no final de 2007.

Contudo, uma estimativa feita no final do ano passado pelo governo chinês e a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontava para cerca de 700 mil doentes ? mais 50 mil do que o mesmo levantamento de 2006 revelou.

A primeira conferência nacional sobre a aids realizada na China ocorreu em novembro de 2001.

"Temos de encarar muito seriamente o problema da aids. O ritmo da propagação da doença é extremamente grave", alertou o governo chinês.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host