UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

06/05/2009 - 11h40

Cientistas da OMS dizem que três hipóteses explicam gripe suína em jovens

Da Agência Estado
Em São Paulo
Em reunião ontem a Organização Mundial da Saúde, que considerou passar ao nível máximo o alerta e declarar a pandemia de gripe suína, decidiu acompanhar a situação. O último boletim da entidade registra 1.516 casos da doença. Após a reunião, uma das conclusões preliminares da OMS é de que a maioria das pessoas infectadas tem entre 20 e 29 anos de idade. Os cientistas que participaram do encontro acreditam em três hipóteses para explicar esse fenômeno.

A OMS admite que muitos dos casos estão relacionados com pessoas que estavam viajando pelo México. Portanto, seria normal que fossem mais jovens. Outra hipótese é de que a população mais velha tenha algum anticorpo contra a gripe. Uma terceira avaliação é de que a gripe suína tem um percurso similar ao da gripe comum, começando sua temporada pela população mais jovem. "Não sabemos ainda qual a resposta", admitiu Keiji Fukuda, vice-diretor da OMS. Outra conclusão é de que o vírus atinge homens e mulheres na mesma proporção e que o período de incubação é de um a cinco dias, parecido ao da gripe normal.

"Continuamos a ver aumento no número de casos", disse Fukuda. "Os números devem continuar a crescer", afirmou. Além de os jovens estarem entre a maioria dos infectados, chamou atenção ainda que eles estavam saudáveis antes de ficarem doentes. Entre os 30 mortos, a maioria também era jovem e desenvolveu problemas respiratórios. O número de países afetados pelo vírus subiu para 22, com a inclusão da Guatemala. No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou 28 casos suspeitos. As informações são do Jornal da Tarde.

Situação da gripe suína no mundo, segundo a OMS

  • Casos confirmados:
    Áustria (1 caso), Canadá (165), China, Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha (9), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Coreia do Sul (2), Espanha (57), Suíça (1) e Reino Unido (27)


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host