UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/03/2009 - 09h45

Calor também provoca insônia, explicam especialistas

Da Agência Estado
Em São Paulo
Nem a chuva de ontem, conseguiu vencer o calor que há uma semana assola os paulistanos. A escala do termômetro não arredou da marca dos 30 graus, atingiu 32 graus de temperatura às 14h, e serviu para aumentar uma turma que já é composta por 2,2 milhões de pessoas: a dos que sofrem de insônia. Segundo os especialistas, para qualquer idade o calor é um dos grandes inimigos do sono. "Acima dos 27ºC, o corpo humano tem enorme dificuldade para dormir", explica Shigueo Yonekura, médico do Instituto de Medicina do Sono de Campinas. "O cérebro não consegue descansar porque fica focado em manter a temperatura do corpo."

 Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Ambulante aproveita o calor forte desta terça-feira (3) para vender piscinas infláveis no centro de São Paulo
MAL-ESTAR EM LOCAIS ABAFADOS
CALOR AUMENTA RISCO DE INFARTO
DISCUSSÃO: O QUE VOCÊ FAZ PARA DRIBLAR A INSÔNIA NOS DIAS QUENTES?
As olheiras estampadas na maioria dos rostos em plena terça-feira foi impulsionada por outro fator. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), na madrugada de segunda para terça, os 24 graus renderam para a noite o recorde de madrugada mais quente do ano. "Nesses últimos dias, vários fatores que comprometem a qualidade do sono (calor, poluição, ar seco) estão reunidos, por isso as queixas são tão recorrentes", diz Luciana Palombini, da Associação Brasileira do Sono e coordenadora do Instituto do Sono de São Paulo. A concentração em excesso de poluentes foi problema para metade das 18 estações de medição da Cetesb, localizadas na região Metropolitana de São Paulo.

Palombini lembra que o calor vem para piorar uma situação já alarmante na cidade de São Paulo. "Enfrentamos hoje uma epidemia de privação de sono, provocadas pelo estresse, longas jornadas de trabalho, hábitos de vida." Chova ou faça sol, são 20% dos paulistanos que sofrem de insônia e três em cada dez enfrentam algum distúrbio respiratório na hora de dormir, o que também provoca dificuldades no descanso. Essa parcela da população, fica ainda mais suscetível aos problemas em tempos de calorão.

O agravante é que não dormir por muitos dias pode desencadear outros problemas de saúde mais graves como asma, bronquite, diabetes e até doenças cardiovasculares. O que torna o ambiente ainda mais arriscado, já que o próprio calor em excesso é um perigo para o coração. Diarreia, dor de cabeça e problemas de pele também são agravados em dias quentes. A prevenção é tomar muito líquido. Já para quem se revira na cama, sem sucesso para o sono, um ventilador é o mais indicado. Tomar banho em temperatura ambiente antes de deitar também ajuda. O calor continua forte até sexta-feira. As informações são do Jornal da Tarde.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host