UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

28/01/2009 - 14h15

Secretaria de SP alerta para problemas de saúde após enchentes

Da Agência Estado
Em São Paulo
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo faz um alerta sobre a necessidade de prevenção dos problemas de saúde que podem surgir em decorrência das enchentes causadas pelas chuvas. Segundo informações da pasta, o risco de doenças infectocontagiosas aumentam com o contato com água suja, que carrega uma série de bactérias e vírus.

Arquivo Folha Imagem
Além da leptospirose, as enchentes aumentam riscos de hepatite A; diarreia aguda causada por bactérias, vírus e parasitas; e febre tifoide
A leptospirose, provocada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana, é um dos principais problemas trazidos pelas enchentes. Se a pessoa tiver sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça deve procurar um médico imediatamente e relatar o contato com alagamentos. Além da leptospirose, as enchentes aumentam riscos de hepatite A; diarreia aguda causada por bactérias, vírus e parasitas; e febre tifoide, causada pela Salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

O infectologista do hospital estadual Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, orienta o uso de luvas e botas - ou sacos plásticos - para se proteger durante faxinas de locais alagados. Roupas, sapatos e tapetes devem primeiro secar no sol, para matar as bactérias, para depois serem lavados. Ainda de acordo com o especialista, remédios e alimentos que tiveram contato com a água da enchente devem ser jogados fora.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host