UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/10/2007 - 10h07

Brasileiros desvendam ação da bactéria E. coli no organismo

Da Agência Estado
Em São Paulo
Médicos brasileiros ligados ao Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo desvendaram o mecanismo de infecção por uma bactéria comumente encontrada no corpo humano, a Escherichia coli. Utilizando camundongos geneticamente modificados de modo a não ter uma estrutura fundamental para a ação dos anticorpos, eles comprovaram que os animais - supostamente mais vulneráveis ao ataque da E. coli - conseguiram sobreviver melhor à sepse (infecção generalizada) causada pela bactéria.

O conhecimento do mecanismo de ação da E. coli pode levar, no futuro, ao desenvolvimento de medicamentos para conter a infecção causada por ela. A conclusão surpreendeu até mesmo os autores do estudo, publicado na última semana na revista Nature Medicine.

A Escherichia coli consegue "enganar" o organismo ligando-se diretamente às células de defesa do corpo humano, impedindo que os anticorpos a capturem. Assim, a bactéria consegue reproduzir-se no organismo, o que causa a infecção generalizada. A E. coli é uma das bactérias presentes no intestino. Em contato com a corrente sanguínea, porém, pode causar problemas.

"As infecções por essa bactéria são extremamente freqüentes e um problema de saúde inquestionável", diz o médico Fabiano Pinheiro da Silva, autor da pesquisa que se transformou em seu trabalho de doutorado, apresentado na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Paris 7, na França.

A pesquisa começou há 5 anos no HC de São Paulo. Contou com o apoio de cientistas holandeses e franceses. Foi apresentada ao mesmo tempo no Brasil e na França graças a um convênio da USP com a Universidade de Paris 7.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host