UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

05/06/2009 - 12h22

OMS faz reunião de emergência para discutir gripe

Da Efe
Em Genebra
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, convocou hoje o Comitê de Emergência da entidade para debater sobre o vírus AH1N1, causador da gripe suína.

A porta-voz da OMS, Fadela Chaib, confirmou a reunião e disse que a previsão é que dure "somente uma hora". Ela também negou que isso signifique que a organização pretende mudar o alerta pandêmico do nível 5 para 6, o pior.

"Não existe nenhum calendário preestabelecido sobre quando se passará à fase 6. Essa decisão será tomada em função do contágio comunitário e das avaliações que forem realizadas em relação à gravidade" da infecção, afirmou Chaib.

"Os especialistas discutirão de forma geral sobre o vírus e, além disso, vão falar sobre as recomendações que devem ser feitas aos países, só isso", ressaltou.

Segundo os últimos dados confirmados pela rede de laboratórios da OMS, o número de casos de infectados pelo vírus AH1N1 chegou a 21.939 em 69 países, com 125 mortos, o que representa um aumento de 2.680 novas infecções em 48 horas.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado