UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/05/2009 - 17h18

Cientistas descobrem vírus que causa hemorragia como ebola

Da Efe
Em Washington
Uma equipe de pesquisadores identificou um vírus na África que causou hemorragias semelhantes às do ebola em cinco pacientes, e o batizaram de lujo, segundo artigo publicado na revista de internet "Public Library of Sciences" ("PLoS Pathogen").

A equipe liderada por Jonathan Towner, do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, com sede em Atlanta, na Geórgia, informou que, nas últimas três décadas, os vírus do ebola das variantes Zaire e Sudão causaram grandes surtos de febre hemorrágica com taxas de mortalidade de 53% a 90% dos pacientes.

Uma terceira variação do vírus, chamada Costa do Marfim, causou apenas um caso não fatal.

"Em novembro de 2007 foram reportados casos de febre hemorrágica no distrito Bundibugyo, do oeste de Uganda, e a investigação em laboratório de amostras de sangue dos 29 casos iniciais identificou o surto como o de ebola associado a uma espécie de vírus recém-descoberta", explicou o artigo.

Os cientistas chamaram este vírus de Bundibugyo ebolavirus e determinaram que tem uma relação distante com o vírus Costa do Marfim encontrado no oeste da África.

"Devido à divergência no sequenciamento deste novo vírus em relação a todos os vírus de ebola reconhecidos previamente, esta descoberta tem grandes implicações para a elaboração dos testes de diagnóstico que detectam a febre hemorrágica em animais e humanos", afirmou o artigo.

Além disso, tem grande importância "nos esforços em andamento para o desenvolvimento de antivirais e vacinas eficazes".

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado