UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/05/2009 - 12h27

Mudança climática é responsável direta de 300 mil mortes ao ano

Da Efe
Em Londres
A mudança climática causa a morte de 300 mil pessoas ao ano e representa um custo econômico de US$ 125 bilhões (90 bilhões de euros), segundo um relatório do Fórum Humanitário Global presidido por Kofi Annan e que foi apresentado hoje, em Londres.

A publicação deste estudo, que conta com o apoio de vários institutos e agências internacionais, inscreve-se dentro de uma estratégia que busca "pressionar" os Governos para alcançar um acordo na Cúpula Mundial do Clima que será realizada em dezembro, em Copenhague.

VULCANISMO E EFEITO ESTUFA
Scientific American
Apesar dos rumores e dos argumentos contrários, as emissões de gases do efeito estufa produzidos por vulcões representam menos de 1% das emissões geradas pelas atividades humanas
LEIA MAIS
Assim explicou Kofi Annan, que lamentou que a crise econômica tenha relegado a luta contra a mudança climática a um segundo plano.

"A mudança climática não vai esperar", advertiu o ex-secretário-geral das Nações Unidas.

O relatório indica que este fenômeno afeta atualmente mais de 300 milhões de pessoas e que suas consequências prejudicam especialmente os países mais pobres, que, no entanto, emitem apenas "1% do CO2".

As projeções realizadas para o ano de 2030 indicam que, se continuar assim, a mudança climática seria a responsável de 500 mil mortes anuais, afetaria 600 milhões de pessoas e representaria um custo econômico de US$ 300 bilhões.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado