UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

14/12/2007 - 11h58

Ban Ki-moon voltará a Bali para pressionar por um acordo sobre meio ambiente

Da Efe
Em Díli
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou hoje em Díli que voltará amanhã à 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática realizada na ilha de Bali (Indonésia) para pressionar as delegações para que possam chegar a um acordo, se for necessário.

"Volto a Bali amanhã de manhã, verei o que obstrui a negociação e pedirei a meus funcionários mais conversas. Se for necessário, voltarei a me sentar com as delegações e pedirei que cheguem a um acordo", disse Ban em entrevista coletiva no Timor-Leste, onde chegou hoje para fazer uma visita oficial.

"Espero que os negociadores cheguem a um consenso hoje, porque se trata de um assunto de responsabilidade política e moral de toda a comunidade internacional, e do futuro do planeta Terra", acrescentou Ban.

"A mudança climática é um tema que afeta o futuro da humanidade", ressaltou o sul-coreano.

Hoje, em seu último dia, a conferência de Bali está estagnada devido a uma disputa sobre se o documento final deve conter cortes obrigatórios às emissões de gases que causam o efeito estufa, como desejam União Européia (UE) e a maioria dos países, ou voluntários, como querem Estados Unidos, Canadá, Japão e outras nações.

O próprio secretário-geral da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, e o ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, expressaram em Bali sua confiança em que haverá um acordo, mas não disseram quanto tempo será necessário para que isto ocorra.

Desde o dia 3 representantes de 190 países discutem em Bali as bases das negociações que serão realizadas entre 2008 e 2009 para estabelecer um novo acordo contra a mudança climática que entre em vigor quando expirar o Protocolo de Kioto, em 2012.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado