UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

14/09/2007 - 19h52

Estudo diz que açúcares podem fazer parte de uma dieta saudável

Da Efe
Em Buenos Aires
Uma dieta saudável não deve excluir açúcares e adoçantes, segundo o consenso ao qual especialistas internacionais chegaram após dois anos de estudos e análises, apresentados hoje em Buenos Aires.

"É preciso recuperar o valor do prazer na comida e, diante de certas situações, o importante é aprender a administrar, não proibir", disse K.Dun Gifford, presidente da Oldways, organização internacional sem fins lucrativos.

Os resultados do estudo foram apresentados na conferência "Açúcar e adoçantes: seu papel em nossas vidas", organizada pela Oldways em conjunto com a Federação Argentina de Graduados em Nutrição.

Os médicos participantes do evento destacaram num comunicado que a manutenção de um peso saudável depende de uma sábia administração da energia, proveniente de todo o tipo de alimentos e bebidas, incluindo os açúcares.

Segundo os especialistas, a única maneira de manter um peso saudável é equilibrando as calorias consumidas e as calorias gastas, e, se isto for relacionado aos doces, não é necessário abrir mão dos açúcares, mas dosá-los.

A Declaração do Consenso Científico sobre o Doce e os Adoçantes destaca a preferência natural dos humanos pelo açúcar e adverte que todas as calorias, "venham de onde vierem", podem causar sobrepeso e obesidade se forem excessivas.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado