UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

13/08/2007 - 14h33

Astronautas começam segundo dia de trabalhos fora da ISS

Da Efe, em Washington
Os astronautas Dave Williams e Rick Mastracchio saíram nesta segunda-feira pela segunda vez da Estação Espacial Internacional (ISS) com a tarefa de substituir um giroscópio no sexto dia de uma missão da nave "Endeavour", que a Nasa estendeu por 15 dias.

O americano Mastracchio e o canadense Williams saíram pela escotilha do módulo "Quest", no qual haviam ficado durante as horas de descanso para se habituar à baixa pressão.

A "Endeavour", acoplada à estação espacial desde sexta-feira, estava na órbita 75 de sua missão e sobrevoava a China.

Os trabalhos de hoje fora da ISS durarão cerca de seis horas e meia, enquanto o complexo espacial, que se desloca a mais de 27.700 km/h, completa quatro órbitas a 385 quilômetros da Terra.

O porta-voz do controle de missão no Centro Espacial Johnson, de Houston (Texas), Bill Jeffs, disse à Efe que a agência espacial americana ainda não decidiu se os astronautas farão consertos em alguns painéis solares da "Endeavour", danificados no lançamento na semana passada.

Depois de a instalação de um novo sistema que permite a transferência de energia da ISS à nave ter sido concluída com sucesso, a agência espacial decidiu prorrogar de 12 para 15 dias a missão da "Endeavour" e de seus sete astronautas.

Além disso, acrescentou ao programa um quarto dia de tarefas fora do veículo, que começará na sexta-feira.

O primeiro a sair hoje do módulo "Quest" foi Williams, que, assim que inspecionar as fitas de inspeção e as ferramentas, deverá se prender com estribos ao extremo do braço mecânico da ISS.

O braço mecânico, de fabricação canadense, levará Williams até o sala aberta da "Endeavour", onde o astronauta recolherá um giroscópio de 270 quilos.

Movido pelo braço, o canadense será levado até o local onde o novo aparelho substituirá outro que parou de funcionar em outubro de 2006.

O giroscópio é um dos quatro usados para controlar a orientação e atitude da ISS, estação construída por 16 países e de custo final estimado em US$ 100 bilhões.

O braço mecânico é operado pelo piloto da "Endeavour", Charles Hobaugh, com a ajuda do especialista Benjamin Drew.

Na "Endeavour", o comandante Scott Kelly, a especialista de missão Tracy Caldwell e a professora Barbara Morgan continuam trabalhando na inspeção dos danos causados na cobertura térmica da nave durante o lançamento.

Os astronautas empregaram o braço mecânico da "Endeavour" para inspecionar uma rachadura de 9 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura em um dos painéis de isolamento térmico, de 2,8 centímetros de espessura, que deixou exposto material supérfluo.

"Os técnicos realizaram testes nos laboratórios onde podemos reproduzir as condições que a nave enfrenta no retorno à Terra, quando o atrito aumenta a temperatura na superfície para quase 1.100 graus (Celsius)", disse Jeffs.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado