UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

11/03/2008 - 15h20

Prêmio britânico revela 'arte da ciência'

Da BBC Brasil
A fundação britânica Wellcome Trust - uma das maiores fundações dedicadas à pesquisa biomédica do mundo - premia nesta terça-feira, em Londres, algumas das melhores imagens feitas a partir de pesquisas médicas em 2007.

O Wellcome Image Awards 2008 selecionou 22 imagens que retratam a ciência de forma artística e "contribuem para a compreensão da medicina moderna e da ciência".

Neste ano, entre as imagens que usam tecnologia mais avançada está a de um embrião de rato de 11 dias com o sistema nervoso em formação e o detalhe de glóbulos vermelhos vazando pela ruptura de um vaso sangüíneo.

Annie Cavanagh, uma das premiadas deste ano, afirma que as imagens são importantes para a ciência e para o público em geral.

"É importante expressar a ciência para o público de maneira artística para que consigam relacionar o que acham bonito com algo científico. Para os cientistas, as imagens têm valor porque faz uma diferença grande nas pesquisas ter acesso a uma imagem gráfica em três dimensões", explica Cavanagh.

Apesar de a maioria dos premiados serem cientistas, entre as imagens escolhidas neste ano está a de uma artista.

Karen Neil formou-se em artes plásticas e buscou inspiração para seus trabalhos no Laboratório de Cristais Líquidos em Ohio, nos Estados Unidos.

Apesar do sucesso de suas imagens coloridas e intensas feitas com cristais líquidos, ela conta que o caminho para se tornar uma artista nesta área não foi fácil.

"Um dos meus professores me falava que você não podia tornar um cientista em um artista ou um artista em um cientista", conta.

As imagens selecionadas para o prêmio passarão a integrar o catálogo da Wellcome Trust, um dos principais arquivos públicos com imagens científicas e sobre a história da medicina do Reino Unido.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host