UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/01/2008 - 11h44

Onze novas espécies são descobertas na Costa Rica

Da BBC Brasil

BBC Brasil

Espécie de salamandras noturnas, do tipo Bolitoglossa

Espécie de salamandras noturnas, do tipo Bolitoglossa

Cientistas do Museu de História Natural de Londres encontraram 11 novas espécies animais e vegetais em uma reserva florestal na Costa Rica.

As espécies incluem três tipos de salamandras e estavam entre as cerca de 5 mil plantas e animais registrados pelos cientistas durante três expedições à América Central.

Duas das espécies de salamandras são noturnas, do tipo Bolitoglossa, e a terceira é uma espécie de salamandra "anã".

Com as descobertas, sobe para 43 o número de espécies de salamandra conhecidas na Costa Rica.

Os animais se alimentam de insetos e vermes e moram na água ou em áreas úmidas. Eles normalmente se alimentam à noite e se escondem durante o dia, hibernando durante o inverno.

Há cerca de 300 espécies de salamandras conhecidas no mundo, a maioria no hemisfério norte, mas houve poucas novas descobertas desde 1998, quando cinco novas salamandras foram encontradas na região tropical do centro-leste do México.

As novas espécies habitam o parque nacional La Amistad, na fronteira entre a Costa Rica e o Panamá, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Também foram descobertas duas novas espécies de sapos e seis de plantas.

"Encontrar tantas novas espécies em apenas uma área é excitante, particularmente porque este é, provavelmente, o único lugar do mundo em que podemos encontrar esses animais", disse o líder do projeto, Alex Monro, do Museu de História Natural.

"Isso mostra que ainda temos muito que aprender sobre a variedade da vida selvagem nesta região. Temos outras quatro expedições planejadas para este ano. Quem sabe o que podemos encontrar quando voltarmos?"

O parque nacional La Amistad tem poucas estradas e um terreno irregular, e por isso permanece largamente inexplorado.

Cientistas acreditam que a região é um centro de diversidade para esses anfíbios. Acredita-se que ela abrigue cerca de dois terços de todas as espécies nativas da Costa Rica, inclusive centenas de pássaros, mamíferos, répteis e outros anfíbios, e milhares de plantas.

As novas espécies serão nomeadas e catalogadas por cientistas da Universidade da Costa Rica. O Museu de História Natural está trabalhando junto a cientistas e membros do governo costarriquenho e panamenho no projeto, financiado pela Iniciativa Darwin, do governo britânico, para promover a conservação da biodiversidade.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host