UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

08/08/2007 - 10h55

Golfinho do Yang-Tsé pode estar 'extinto'; assista

BBC Brasil
Um golfinho de água doce encontrado apenas na China, conhecido como baiji, "provavelmente está extinto", alertou um grupo de cientistas.

A última aparição confirmada do animal no rio Yang-Tsé foi há cinco anos. Os pesquisadores realizaram uma expedição no ano passado para procurar exemplares da espécie e, apesar de intensa busca por um mês e meio, não encontraram nenhum.

Em artigo na revista científica Biology Letters, os cientistas atribuíram o desaparecimento do mamífero à pesca intensa, resultante de falta de regulamentação da atividade.

O habitat natural do golfinho também foi muito afetado pela construção da gigantesca represa das Três Gargantas.

Se o desaparecimento do golfinho baiji for confirmado, este será o primeiro caso de extinção de um vertebrado de grande porte em mais de 50 anos.

O animal está na lista de espécies em situação crítica da União da Conservação Mundial.

"O golfinho do rio Yang-Tsé era um mamífero notável que se separou de todas as outras espécies há 20 milhões de anos", disse o biólogo Samuel Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres, que participou da pesquisa.

Segundo ele, as pessoas pensam que extinção é algo que aconteceu na época pré-histórica e, se provocada pelo homem, vai ocorrer em algum lugar no futuro.

Turvey quer que as pessoas entendam que o processo está acontecendo agora e que é necessário agir para que outras espécies não desapareçam.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host