UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/03/2009 - 11h41

Aquecimento do Atlântico está ligado a tempestades no Saara e à atividade vulcânica

Da AFP
Em Washington
A aceleração do aquecimento do oceano Atlântico nos últimos 30 anos se explica, em grande parte, pela redução das tempestades de areia no Saara e por uma menor atividade vulcânica nos trópicos, revela um estudo publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores reuniram os dados de satélites sobre o poeira e outras partículas em suspensão na atmosfera que obstruem parcialmente a luz do sol e analisaram modelos climáticos para avaliar seus efeitos na temperatura da superfície do oceano Atlântico.

Desta forma, os pesquisadores puderam calcular o aquecimento do Atlântico nos últimos 26 anos e sua relação com as mudanças nas tempestades de areia na África e na atividade vulcânica.

"Grande parte do aumento das temperaturas nos últimos 26 anos na superfície do oceano Atlântico nos trópicos - um quarto de grau Celsius em média por década - só pode ser explicado pela redução das tempestades de areia e pela queda na atividade vulcânica", disse Amato Evan, especialista em clima da Universidade do Wisconsin e principal autor do estudo, publicado no site da revista "Science".

"A combinação destes fatores explica cerca de 70% da elevação da temperatura e um quarto está ligado às tempestades de areia" na África.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado