UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

16/12/2008 - 15h23

Defensor de energias renováveis é escolhido para equipe de Obama

Da AFP
Em Chicago
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira que seu futuro secretário de Energia será o Prêmio Nobel de Física Steven Chu, um defensor das energias renováveis e alternativas.

Steven Chu, filho de imigrantes chineses, estudou na Universidade de Stanford, na Califórnia (oeste), e ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1997 por seu trabalho sobre "os métodos de esfriamento e captura de átomos com laser".

Chu é diretor do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley desde 2004 e se especializou em mudança climática.

Durante a entrevista coletiva para anunciar o nome de Chu, o presidente eleito destacou que "as opções que tomarmos nos próximos anos nos ajudarão a determinar que tipo de país e que tipo de mundo vamos deixar para nossos filhos e netos".

O presidente relembrou o problema que "a dependência ao petróleo" representa para os Estados Unidos, como fez durante toda a campanha eleitoral.

"Para controlar seu destino, os Estados Unidos devem desenvolver novas formas de energia e novas maneiras" de consumir esta energia. "Não se trata apenas de um desafio para o governo, é um desafio para todos", advertiu.

Obama anunciou ainda a escolha de outras três personalidades políticas para ocupar cargos relacionados ao Meio Ambiente.

Carol Browner, responsável da Agência de Defesa do Meio Ambiente (EPA) no governo do presidente Bill Clinton, será a principal encarregada do clima na nova administração e supervisionará o conjunto da política energética, de meio ambiente e clima.

Browner também foi colaboradora do ex-vice-presidente Al Gore, conhecido militante e precursor da defesa do meio ambiente.

Obama escolheu ainda Lisa Jackson, ex-diretora da agência de defesa do meio ambiente do estado de Nova Jersey, para dirigir a EPA.

Finalmente, Nancy Sutley, secretária da prefeitura de Los Angeles para energia e meio ambiente, será a encarregada de presidir o Conselho da Casa Branca sobre a qualidade do meio ambiente.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado