UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/11/2007 - 14h49

Brasil possui 620 mil indivíduos infectados pelo HIV, segundo a ONU

Da AFP
Em Genebra
Cerca de um terço das 1,6 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV na América Latina vive no Brasil, onde as relações homossexuais não protegidas são a causa de metade das infecções, segundo o relatório anual da ONUAids, publicado na quarta-feira.

Um relatório divulgado nesta terça-feira pela Unaids, Programa das Nações Unidas para HIV/AIDS, mostra que a agência superestimou o número de casos de HIV em todo mundo em relação às estimativas divulgadas em 2006. O relatório anual da ONU publicado no ano passado havia mostrado que em 2006, 39,5 milhões de pessoas estavam infectadas com o vírus da Aids. Mas, a Unaids reviu sua metodologia para contagem de dados e, neste ano, estimou que 33,2 milhões de pessoas estão vivendo com o HIV. Leia mais
REVISÃO DE ESTIMATIVA
"Cerca de um terço das pessoas que têm o vírus HIV na América Latina, ou seja, 620 mil indivíduos infectados, vive no Brasil, segundo estimativas que datam de 2005 e que o Programa das Nações Unidas de luta contra a Aids revela quarta-feira neste relatório.

A organização também indica que "a epidemia de HIV na América Latina se mantém estável" a 1,6 milhão de casos de infecção, mas destaca que a transmissão do vírus "segue" afetando nesta região as populações mais expostas devido a comportamentos de risco como a prostituição e as relações homossexuais não protegidas.

"A sexualidade não protegida entre homens continua sendo um fator importante, responsável por cerca da metade de todas as infecções do HIV transmitido sexualmente no Brasil", ressaltou a ONUAids.

Trata-se também de um "importante fator" de propagação da epidemia em "Bolívia, Chile, Equador e Peru" na América do Sul, "assim como em vários países da América Central como El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá".

No ano passado, quase 58.000 pessoas morreram de Aids na América Latina.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado