UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

21/05/2007 - 18h36

Nasa encontra nova prova de existência de água em Marte

LOS ANGELES, 21 mai (AFP) - A Nasa anunciou nesta segunda-feira a descoberta de grandes concentrações de silício em Marte, uma nova prova, segundo a agência espacial americana, de que o planeta vermelho teve, no passado, quantidades importantes de água em sua superfície.

NOVAS EVIDÊNCIAS
NASA/JPL-Caltech/Cornell
Amostras analisadas pelo robô Spirit, da Nasa, indicaram a presença de grandes quantidades de silício em solo marciano, novo indício de água no planeta
ESA/DLR/FU Berlin
A Agência Espacial Européia também divulgou, nesta segunda-feira, novas imagens da sonda Mars Express que mostram enormes vales e depressões no relevo de Marte, provavelmente formados
a partir do fluxo intenso de gelo derretido
VEJA ÁLBUM
Uma amostra do solo marciano, analisada pelo robô Spirit da Nasa, é tão rica em silício que pode se tratar da prova mais sólida até agora de que Marte foi, no passado, muito mais úmido do que atualmente", informou o Laboratório de Jato Propulsão, braço da Nasa situado em Pasadena (Califórnia, oeste), perto de Los Angeles.

A amostra em questão é composta em 90% de silício. "O processo que pode ter produzido tal concentração de silício requer a presença de água", informou a Nasa.

Os robôs Spirit e Opportunity começaram sua missão em Marte no começo de 2004 e continuaram funcionando além de suas capacidades inicialmente previstas pela agência espacial americana. Eles já descobriram vários outros indícios da presença de água no planeta, entre eles rochas cristalizadas.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado