UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

11/06/2009 - 12h50

"População brasileira pode ficar tranquila", diz ministra interina sobre pandemia de gripe suína

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
Atualizada às 15h

A transmissão de casos de gripe suína no Brasil permanece limitada e sem sustentabilidade, por isso não há motivo para preocupação, afirmou nesta quinta-feira (11) a ministra interina da Saúde Márcia Bassit, em coletiva à imprensa para comentar a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de decretar pandemia nesta manhã.

"A população pode ficar absolutamente tranquila, pois a nossa vigilância permanece intensa nos aeroportos, continuamos com diagnóstico rápido dos casos suspeitos e monitorando aqueles que tiveram contato direto com pessoas contaminadas", disse. Segundo ela, nenhuma medida adicional será tomada. "A situação está sob controle", garantiu.

Ela reiterou que a nova fase de alerta não significa risco maior, pois a letalidade da doença, estimada em 0,5%, é considerada baixa. "Mas nossa responsabilidade é continuar tomando todos os cuidados", acrescentou.

Nove casos novos

Segundo a ministra, há 52 casos confirmados da doença no país. Até ontem, o total anunciado era de 43. "A maioria deles, 75%, foi contraída em outros países", ressaltou a ministra. As notificações referem-se aos Estados de São Paulo (20), Rio de Janeiro (10), Santa Catarina (10), Tocantins (4), Minas Gerais (4), Mato Grosso (2), Distrito Federal (1) e Rio Grande do Sul (1). O Ministério ainda acompanha 55 casos suspeitos.

O Brasil possui 53 hospitais com nível de referência para atendimento de casos suspeitos e eles reúnem um total de 900 leitos.

Pessoas que viajaram para os países onde a doença se propagou, ou que tiveram contato com pessoas que viajaram, devem procurar a unidade de saúde mais próxima se desenvolverem sintomas como febre alta súbita e tosse.

No mundo

Até o momento, a OMS contabiliza 27.737 casos da gripe em 74 países, com 141 mortes.

Para passar o nível de alerta do nível 5 para o 6, relativo a pandemia, a organização aguardava provas de que o vírus se propagava em outra região além do continente americano.

Esta é a primeira pandemia declarada em mais de 40 anos pela Organização, que tem sede em Genebra.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host