UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

02/06/2009 - 15h59

Mundo está perto de alerta máximo de pandemia, diz diretor da OMS

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Níveis de alerta de epidemia

NívelCondições
1Vírus de gripe circulam entre animais, especialmente aves. Nenhum vírus de animais infectou humanos
2Um vírus de animais infectou pessoas. Existe potencial ameaça pandêmica
3Casos esporádicos ou pequenos focos de doença em humanos, sem capacidade para transmissão entre humanos
4Transmissão entre pessoas, capaz de causar surtos em nível comunitário. Há aumento significativo no risco de pandemia
5Transmissão entre pessoas são confirmadas em ao menos dois países de uma região da OMS. Pandemia iminente
6Epidemia global em andamento
O avanço do vírus da influenza A (H1N1), antiga gripe suína, está deixando o mundo próximo do mais alto nível de pandemia, segundo a escala da Organização Mundial de Saúde, declarou nesta terça-feira Keiji Fukuda, o diretor-assistente da organização. A doença já contaminou 18.965 pessoas em 64 países, segundo os últimos números oficiais.

Fukuda declarou que existe a preocupação sobre como o vírus pode se espalhar pelo hemisfério sul. Até o momento, a doença atingiu principalmente pessoas abaixo dos 60 anos de idade e provocou ao todo 117 mortes.

"Globalmente, acreditamos que o mundo está na fase 5, mas estamos próximos da fase 6", afirmou Fukuda aos jornalistas. "O impacto futuro dessa infecção ainda está por se desenvolver."

"É provavelmente justo chamar a situação de moderada neste momento. [No entanto] nós temos alguma hesitação em qualificá-la como leve", acrescentou.

O diretor-assistente da OMS também apontou que enquanto vários países reportaram apenas um pequeno número de contágio relacionado a pessoas que viajaram ao epicentro da doença, no México e nos Estados Unidos, outros estão começando a perceber tendências mais claras de contágios em escolas, escritórios e outros focos regionais.

"Há vários países que parecem estar em transição, onde o tipo de transmissão está passando de casos de contágio em viajantes para um contágio regional", afirmou Fukuda, citando como exemplo Austrália, Reino Unido, Chile, Japão e Espanha.

"Ainda estamos aguardando por evidências de uma real transmissão regional nesses países. Podemos afirmar que eles estão em transição e esse é motivo pelo qual nós ainda não estamos na fase 6", acrescentou.

Clique no mapa abaixo para conhecer o número de casos em cada país



*Com Reuters

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host