UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/05/2009 - 01h37

EUA confirmam quarta morte por gripe suína

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
As autoridades de saúde do Estado do Arizona confirmaram nesta quinta-feira (14) a morte de uma mulher em decorrência da gripe suína, aumentando para quatro o número de mortes por complicações dessa doença nos Estados Unidos.

A vítima tinha 40 anos e morreu na semana passada, segundo o Departamento de Saúde Pública de Maricopa. Além das complicações em decorrência da doença, a vítima, que não teve a identidade revelada, ainda sofria com problemas pulmonares.

Segundo autoridades locais, todos os casos de suspeita da doença são leves. No entanto, de acordo com o jornal "The Arizona Republic", é esperada a confirmação de mais casos da doença no Estado do Arizona.

De acordo com o ultimo boletim divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), são registrados, até o momento, 6.497 casos em 33 países. Só nos EUA, são 4.298 casos em 47 Estados.

Mais cedo, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou o fechamento provisório de três escolas em Queens, depois da identificação de três novos casos de gripe suína, sendo um deles em estado grave, informou a imprensa local.

Peru confirma 1º caso

Uma mulher peruana que chegou a Lima no sábado passado, procedente de Nova York, é o primeiro caso confirmado de gripe suína no Peru, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.

Em entrevista coletiva, o ministro informou que os sintomas da gripe surgiram dois dias após a chegada da mulher a Lima, e que o caso foi confirmado com os testes correspondentes.

Ugarte destacou que "o quadro da paciente, de 27 anos, evolui favoravelmente".

"As autoridades estão realizando os controles correspondentes para descartar a presença do vírus no entorno familiar da mulher", revelou o ministro.

Ugarte pediu à população que mantenha a calma e destacou que o Peru tem os meios para realizar o diagnóstico e tratar os pacientes com a gripe suína.

* As informações são das agência EFE e AFP

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host