UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

12/05/2009 - 04h44

Tailândia, Cuba e Finlândia confirmam casos de gripe suína; OMS aponta mais de 5.000 infectados e 61 mortes

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Atualizada às 7h30

Com a confirmação de casos da gripe suína em Cuba, Tailândia e Finlândia, sobe para 33 o número de países com casos da doença, apesar de o último relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontar 30 países.

Nos dados divulgados na manhã desta terça-feira (12), a OMS aponta 5.251 casos da gripe confirmados. De acordo com a organização, a doença já matou 56 pessoas no México e contaminou outras 2.059, os Estados Unidos já somam três mortes e 2.600 casos, no Canadá houve uma morte e foram reportados 330 casos e na Costa Rica uma pessoa morreu e mais oito estão contaminadas.

Outros países com casos confirmados são: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (2, sendo 1 em Hong Kong), Colômbia (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), França (13), Alemanha (12), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (16), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (95), Suécia (2), Suíça (1) e Reino Unido (55).

Na Tailândia, autoridades confirmaram hoje o primeiro caso nacional de uma pessoa infectada pela gripe suína, e também o primeiro detectado no Sudeste Asiático, região onde quase todos os anos surge algum surto da gripe aviária.

O chefe da comissão sanitária encarregada da prevenção do vírus e vice-primeiro-ministro, Saman Kachoemprasart, assinalou que a pessoa afetada, de nacionalidade tailandesa, se encontra bem e foi enviada para casa após passar vários dias em um hospital.

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, disse que os exames do infectado pela gripe suína, que tinha viajado recentemente ao exterior, foram realizados pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.
O Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Finlândia confirmou hoje os dois primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe suína no país.

Finlândia

Segundo as autoridades finlandesas, dois estudantes que vivem na região metropolitana de Helsinque contraíram o vírus durante uma recente estadia no México.

Os dois doentes apresentam sintomas leves, por isso não precisaram ser hospitalizados, e e são atendidos em suas casas para evitar a propagação do vírus.

Fidel critica México

Em Cuba, o ex-presidente cubano Fidel Castro acusou o Governo do México de não informar sobre a gripe suína antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao México em meados de abril.

"As autoridades mexicanas não informaram ao mundo sobre a presença da mesma (epidemia de gripe) esperando pela visita de Obama, e agora o presidente (mexicano, Felipe) Calderón ameaça suspender as relações com Cuba", afirmou Fidel em artigo divulgado no fim da noite desta segunda-feira no site "Cuba Debate".

Calderón comentou recentemente sobre a possibilidade de cancelar a visita que tinha planejado a Cuba para este ano, depois da decisão do Governo de Havana de suspender, em 29 de abril, os voos ao México, em função da epidemia de gripe suína.

Fidel, de 82 anos, perguntou no artigo "qual é a queixa do presidente mexicano com relação às medidas que Cuba adotou, de acordo com as normas estabelecidas e sem a menor intenção de prejudicar o povo irmão do México?".

"Neste momento, nós e dezenas de outros países pagamos pelos pratos quebrados e ainda somos acusados de adotar medidas prejudiciais ao México", assinalou.

"Agora aparecemos como injustos, sem fundamentos técnicos e somos vistos como um país hostil ao povo do México", acrescentou.

O Governo cubano decidiu no dia 29 de abril suspender os voos diretos ao México após declarar a "fase de alerta" no país.

*Com informações da agência EFE

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host