UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

09/05/2009 - 13h34

Brasileiros com gripe suína continuam em observação; Ministério da Saúde monitora 30 casos; número de mortes aumenta pelo mundo

Da Redação
Os dois brasileiros contaminados pelo vírus H1N1, conhecido como vírus da gripe suína, continuam internados em observação no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, de acordo com nota do hospital. Eles devem ficar no hospital por dez dias, tempo que dura o ciclo do vírus.

Segundo o boletim, o primeiro paciente encontra-se no "sexto dia de enfermidade, permanece em excelente estado geral e aguarda internado para completar período de isolamento".

Já o outro paciente está no quinto dia de enfermidade, com febre desde a internação. "Evoluiu ontem com sinais e sintomas respiratórios. Não há evidência de pneumonia bacteriana. Permanece com quadro respiratório que sugere pneumonia viral. Amanheceu melhor, e permanece em tratamento", diz o boletim do HUCFF.

O Ministério da Saúde ainda acompanha 30 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no país. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (12), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1).

Além disso, 25 casos estão em monitoramento, em oito Estados, e chegou a 123 o número de casos descartados. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h deste sábado (9).

Até ontem (8), havia 18 casos em monitoramento, 30 suspeitos e 113 descartados.


No mundo

Um homem de 53 anos morreu hoje na Costa Rica por causa do vírus A (H1N1) da gripe suína e se transformou na primeira vítima fatal por causa dessa doença na América Central.

A ministra da Saúde costarriquenha, María Luisa Ávila, disse à emissora "Rádio Colômbia" que o paciente, cuja identidade não foi divulgada, morreu às 00h20 (3h20 de Brasília). No México, mais três também teriam morrido, segundo agências de notícias internacionais.

O vírus H1N1 já infectou 3.440 pessoas em 29 países, disse neste sábado a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na sua última soma, que tende a ter atrasos em relação aos relatórios nacionais, mas é considerada mais segura, a agência da Organização das Nações Unidas afirmou que 45 pessoas no México morreram com a nova variação da gripe, que é uma mistura genética de vírus suínos, aviários e humanos. O número de mortos anterior era de 44 pessoas.

(Com agências internacionais)

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host