UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

07/05/2009 - 11h07

Brasil já tem kits para diagnóstico mais rápido de gripe suína

Mariana Jungmann Da Agência Brasil Em Brasília
Já chegaram ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que irão permitir o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento.

O material será encaminhado aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), e Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). De acordo com nota divulgada na noite de ontem (6) pelo Ministério da Saúde, em breve mais kits serão recebidos e enviados ao laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA).

O último boletim divulgado pelo ministério informa que 26 casos suspeitos da gripe estão sendo investigados no país e 15 estão em monitoramento. Ao todo, 99 casos que foram investigados já foram descartados. Um novo boletim do ministério deve ser divulgado no início da tarde.

O ministério considera como suspeitos os casos em que o paciente voltou de viagem das áreas atingidas pela doença nos últimos dez dias, ou teve contato com pessoas dessas áreas, e sentiu os sintomas - febre acima de 38º C, tosse, dores no corpo e na cabeça e dificuldade respiratória. Já os casos em monitoramento são aqueles em que o paciente voltou de qualquer viagem internacional nos últimos dez dias e teve febre e mais alguns dos sintomas.

Na última segunda-feira (4), o governo anunciou a edição de uma medida provisória para a liberação de R$ 141 milhões para as ações de combate à gripe suína, como campanhas publicitárias, e implantação de salas de emergência nos aeroportos. Mas o Ministério da Saúde ainda não informou quando a MP será editada nem quando o dinheiro vai ser liberado.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host