UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

06/05/2009 - 18h53

Telescópio Spitzer terá capacidade reduzida, anuncia Nasa

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
Após mais de cinco anos e meio em operação, o telescópio espacial Spitzer, da Nasa, terá sua principal missão encerrada, anunciou a agência nesta terça-feira (6). O equipamento vai continuar em funcionamento, mas agora com diferentes objetivos.

Dentro de algumas semanas, o hélio líquido do telescópio, combustível usado para resfriar seus principais instrumentos de operação, será derramado no espaço.

O telescópio, que detecta luz infravermelha, sempre funcionou com temperaturas em torno de - 271 ºC. Sem o hélio líquido, ele passará a operar com - 242 ºC. Isso significa que dois instrumentos deixarão de operar.

Outros dois detectores, porém, continuarão a funcionar perfeitamente, segundo a Nasa. Assim, o Spitzer ainda poderá captar asteroides, poeira estelar e discos de formação de planetas, entre outras estruturas. "Gostamos de pensar que o Spitzer vai renascer", comentou Robert Wilson, gerente de projeto da Nasa em Pasadena, na Califórnia.

O telescópio foi lançado em agosto de 2003 e foi essencial para a Nasa em descobertas de planetas fora do Sistema Solar.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host