UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/05/2009 - 19h19

Kits para diagnóstico da gripe suína estão a caminho, informa Opas

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
Os kits com reagentes para realizar o diagnóstico da influenza A (H1N1), a chamada gripe suína devem chegar ao Brasil já nesta terça-feira. Mas isso não significa que eles serão usados imediatamente. Os laboratórios ainda levarão alguns dias para desenvolver o processo para detecção da doença. É o que informou no fim da tarde desta segunda-feira (4) o porta-voz da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) Ruben Figueroa.

O material foi desenvolvido pelo CDC (Centro de Controle de Doenças) dos EUA, em Atlanta.

Mais cedo, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério Gerson Penna havia informado que o material demoraria mais para chegar, por um erro no sequenciamento genético do vírus.

O Ministério da Saúde acompanha 25 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no país, nos estados de São Paulo (10), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Tocantins (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (1) e Santa Catarina (1).

A definição de "suspeito" foi feita a partir dos critérios de diagnóstico da OMS e após o descarte, por meio de exames laboratoriais, de outros tipos de vírus influenza (como B ou C). Mas o resultado definitivo só será possível com os kits do CDC.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host