UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/04/2009 - 17h25

País recebe cerca de 6.000 passageiros por dia de países com casos de gripe suína; Anvisa diz que reforçou monitoramento

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília
Atualizada às 19h14

Cerca de 6.000 passageiros provenientes do México, EUA e Canadá - países em que há casos confirmados de gripe suína - chegam ao Brasil todos os dias. A informação foi divulgada nesta sexta-feira por técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília.

Só dos EUA, são 19 voos diários para Cumbica (SP), dois para o Rio de Janeiro, dois para Manaus, um para Fortaleza e um para Salvador. Provenientes do México, há dois voos diários para São Paulo.

Para tentar conter a transmissão do vírus da gripe suína, a Anvisa diz que reforçou o monitoramento de casos suspeitos nos aeroportos desde sexta-feira à noite, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado sobre as confirmações da doença no México e nos EUA. Segundo a agência, não há motivo para pânico, pois a agência está tomando providências para acompanhar passageiros vindos desses países que eventualmente tenham tido contato com o vírus.



Nos voos em que há algum passageiro com sintomas da gripe suína (febre alta, tosse e espirro intensos, letargia, náusea, vômitos e diarreia), a orientação é encaminhar a pessoa a um hospital de referência para realização de exames, informou José Agenor Alvares, diretor de portos e aeroportos da Anvisa. Há 49 instituições capacitadas para diagnosticar a doença no país.

Os passageiros com sintomas suspeitos da doença estão sendo orientados a vestir máscaras cirúrgicas simples, ou, em casos mais graves, máscaras com filtro especial para reduzir as chances de transmissão.

Alvares também afirma que as equipes dos aeroportos estão mais rigorosas na análise das Declarações de Bagagem Acompanhada, que são preenchidas pelos passageiros que chegam ao Brasil.

As informações sanitárias constantes das declarações ficam em poder das autoridades de saúde para a necessidade de um contato posterior com o viajante. A janela de acompanhamento de possíveis casos suspeitos compreende os últimos dez dias, ou seja, quem esteve em um dos países que já detectaram a doença neste período devem ficar atentos a sintomas típicos de gripe, como febre e tosse.

Essas orientações estão sendo divulgadas a passageiros que chegam ao Brasil, vindo do México, dos Estados Unidos ou do Canadá, e para brasileiros que estejam indo para algum destes países. A previsão é que até 1 milhão de folhetos sejam fabricados para serem distribuídos em aeroportos de todo o país. Até agora, já foram distribuídos folhetos em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Fortaleza.

Amanhã, a Anvisa irá se reunirá com o sindicato das empresas aéreas para a estudar outras possíveis medidas para evitar a entrada da doença no país.

Mais
Vídeo: Não houve demora na ação, diz Anvisa

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host