UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/04/2009 - 14h35

Pimentão contém alto índice de resíduos tóxicos, constata Anvisa

Da Redação*
Atualizada às 16h42

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (15) os resultados do seu Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (Para). O pimentão foi considerado o alimento que apresentou pior resultado, com 65% das amostras com índices insatisfatórios.

Morango, uva e cenoura também apresentaram resultados insatisfatórios, em mais de 30% das amostras. Já o arroz e o feijão resultados considerados positivos, com 4,41% e 2,92% de amostras insatisfatórias, respectivamente.

Foram analisados 1.773 amostras de 17 alimentos. No total, 15,29% estavam irregulares quanto aos resíduos de agrotóxicos.

A Anvisa considera o resultado insatisfatório quando o alimento apresenta índices de resíduos agrotóxicos acima dos permitidos, ou quando detecta que foram usados venenos proibidos para aquele tipo de cultura.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que ele próprio já cortou o consumo de alguns dos alimentos com maiores índices de contaminação e que a população deve dar preferência aos produtos da época, que necessitam de menos pesticidas na hora de serem produzidos.

O ministro ressaltou que o estudo não indica que todos os produtos estão contaminados, variando entre os Estados e as amostras. "A pesquisa alerta para que a população saiba que produtos estão mais seguros e para que os produtores sigam as boas práticas de plantio e as recomendações das autoridades sanitárias", afirmou.

Queda

Nas amostras de tomates, o percentual de irregularidades baixou de 44,72% para 18,27%, entre 2007 e 2008. Já para a batata, a queda foi de 22% para 2%, entre 2002 e 2008, e, para a banana, de 6,53% para 1,03%, no mesmo período.

Cuidados

Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, a Anvisa alerta que o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Isso aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas, segundo a agência.

É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes nas superfícies dos alimentos.

A análise completa pode ser conferida no site da Anvisa.

*Com informações da Agência Brasil

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host