UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

03/04/2009 - 17h25

Argentina tem maior epidemia de dengue da história, diz jornal

Da Redação*
Em São Paulo
A Argentina sofre com a pior epidemia de dengue de sua história, com mais de 11 mil casos registrados neste ano e pelo menos quatro mortes, informou nesta sexta-feira (3) o "Clarín.com". Até então, o pior surto da doença no país havia ocorrido em 2004, quando foram notificados 1.493 casos nativos nas províncias de Salta Jujuy e Formosa, de acordo com a versão digital do jornal argentino.

O número histórico de notificações é dez vezes menor que o total de registros da doença no Brasil entre 1º de janeiro e 7 de março deste ano. No período, as notificações da doença em território brasileiro caíram 28,5% na comparação com 2008.

Um balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde revelou que o número de notificações de casos de dengue em todo o Brasil caiu 28,5% entre janeiro e o início de março, em comparação com o mesmo período de 2008. No entanto, sete Estados tiveram aumentos nas notificações da doença. Leia mais
DENGUE NO BRASIL
CIDADE EM SP TEM 63 CASOS
MAIS EM CIÊNCIA E SAÚDE
"Este é o pior ano em relação à dengue", admitiu o diretor de epidemiologia do Ministério da Saúde argentino, Juan Carlos Bossio, à reportagem do "Clarín".

Em 2009, a epidemia se espalha por províncias onde a doença nunca tinha sido registrada, como Tucumán, Catamarca e Chaco. Até o ano passado, a dengue afetava principalmente as regiões de Salta, Jujuy, Misiones, Formosa e Corrientes, todas ao norte do país, na fronteira da Argentina com Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

De acordo com o "Clarín", além dos casos nativos, há também registros de viajantes que levaram o vírus à capital e às províncias de Neuquén, La Pampa, Buenos Aires, Mendoza, La Rioja, Catamarca, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fe, e Formosa.

A dengue foi controlada na Argentina em 1963, após um programa de extermínio do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. O inseto voltou a se dispersar pelo território em 1983, no norte do país, e hoje já está presente em 90% da área da capital, Buenos Aires, segundo o jornal.

*Com informações da Agência Estado

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host