UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

03/03/2009 - 13h29

Bahia tem 222 novos casos de dengue por dia; total no ano passa de 11 mil

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador
Já somam 11.570 os casos de dengue na Bahia em 2009, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Até a primeira semana de fevereiro, os registros da dengue clássica alcançavam 6.567 casos no Estado. Os números mais recentes foram contabilizados até a terceira semana de fevereiro e representam uma média de 222,5 pessoas infectadas por dia.

Os dados mostram que houve um crescimento de 195% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 3.919 ocorrências. Em 52 dias, a incidência é quase um terço do total de 37.273 casos anotados durante todo o ano de 2008.

Fernando Vivas/A Tarde/AE
Integrantes do mutirão de combate à dengue nesta terça-feira (3) nas ruas do bairro de Mata Escura, Salvador (BA)
BA CONFIRMA 9ª MORTE
BH: R$ 1 MILHÃO CONTRA DENGUE
DOENÇA SE ALASTRA NA BOLÍVIA
ES: CINCO MORTES SUSPEITAS
INFOGRÁFICO: COMBATA O MOSQUITO
Dez cidades concentram 73% dos casos: Jequié, Porto Seguro, Itabuna, Itororó, Jacobina, Ipiaú, Presidente Dutra, Barreiras, Salvador e Andaraí.

O boletim oficial indica a existência de 291 casos suspeitos da forma grave da doença, em 50 municípios. Destes, 85 já foram confirmados, em 21 cidades, cerca de 34% do total de casos graves observados no ano passado. Segundo a Sesab, os municípios onde é maior a incidência de notificações são Jequié (29 casos e 2 óbitos), Porto Seguro (6 casos e 4 óbitos), Itabuna (3 casos e 3 óbitos).

Dengue hemorrágica

O número de mortes, porém, pode chegar a 11, este ano, caso sejam confirmadas duas novas suspeitas de dengue hemorrágica. Lucas Cardoso Bastos, 8 anos, que morreu na tarde de segunda-feira (2), e Júlia Santos Lima, de 9 anos, falecida na madrugada de domingo (1), estavam internados no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia.

Segundo a Coordenadoria de Combate à Dengue, nos dois primeiros meses do ano, a cidade registrou 6 mil casos de dengue, três vezes mais do que todos os registros de 2008.

O Hospital Manoel Novaes atendeu perto de 900 casos da doença, no período e continua com intensa movimentação de pacientes apresentando os sintomas da dengue.

Mutirão

Para a coordenadora de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Isabel Xavier, os índices de infestação tendem a cair a partir de abril quando inicia o período chuvoso no Estado. Ela explica que a maior incidência de dengue ocorre nas estações mais quentes do ano.

Para tentar barrar o avanço dos registros em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde deu a largada nesta terça-feira (3), no bairro da Mata Escura, em novas ações de combate à dengue. Um grupo de 25 agentes de endemias visitam todo o bairro, acompanhados de chaveiros, supervisores da secretaria e membros da Guarda Municipal, munidos de autorização Judicial para entrar nos domicílios fechados.

A capital baiana tem notificados 209 casos da doença este ano. Destes, foram confirmados 54 de dengue clássica e três de dengue hemorrágica.
O mutirão deverá percorrer todas as ruas do bairro até o final da semana. O bairro foi escolhido porque registra um dos mais altos Índice de Infestação Predial (IIP) - de 7,5%, o que significa dizer que, para cada 100 casas, entre sete a oito apresentam focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.




Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host