UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/02/2009 - 18h59

Ossos semelhantes aos das aves ajudaram pterossauros a voar, sugere estudo

Da Redação
Em São Paulo
Um sistema respiratório e estrutura óssea semelhantes aos das aves modernas pode explicar como os enormes pterossauros eram capazes de voar, sugere artigo publicado no site científico PLoS One. Os répteis voadores viveram na era mesozóica (entre 245 e 65 milhões de anos atrás) e foram os primeiros vertebrados a alçar voo batendo as asas.

Os pesquisadores responsáveis pelo trabalho examinaram as estruturas ósseas de diferentes espécies de pterossauros e descobriram que os ossos dos animais tinham aberturas pneumáticas similares às dos ossos de aves.

Estes canais pneumáticos provavelmente possibilitavam uma maior circulação de oxigênio e deixavam os ossos mais leves do que os de outros animais. A adaptação seria necessária para alimentar o metabolismo acelerado dos pterossauros e permitir o voo.

Além disso, a caixa torácica destes répteis era constituída por menos ossos do que, por exemplo, o atual jacaré americano, lembrando mais o esqueleto de uma ave moderna. A disposição das costelas permitia movimentos de expansão e contração e, segundo o artigo, foi "crucial para a ventilação dos pulmões e a eficiência respiratória".

O estudo foi produzido por pesquisadores do College of The Holy Cross, em Massachussetts (EUA), da Universidade de Ohio, também nos EUA, e da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Com informações da Science

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host