UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

10/02/2009 - 21h21

Palestras e lançamento de livro marcam "Dia de Darwin"

Da Redação
Quem se interessa por ciência ou gostaria de aprender mais sobre Charles Darwin e a teoria da evolução pode acompanhar atividades programadas para esta semana, em que se comemora o bicentenário de nascimento do naturalista.

A Universidade do Estado de Rio de Janeiro (Uerj) promove, na quinta-feira (12), uma série de palestras no campus da capital fluminense: "O homem Charles Darwin", com Ricardo Campos da Paz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), "Efeitos astronômicos sobre a evolução biológica", com Hélio Jaques Rocha Pinto, do Observatório do Valongo, e "Biologia evolutiva", com Robson Vera Cruz de Carvalho, pesquisador do Museu Nacional.

Reprodução
O naturalista britânico Charles Darwin, que será homenageado nesta quinta-feira (12) por seu bicentenário; a publicação do livro "A Origem das Espécies" completa 150 anos é outra inspiração para as atividades
BRITÂNICO NÃO CRÊ NA EVOLUÇÃO
PROSPECT: DARWIN, O ABOLICIONISTA
FAUNA INVASORA AMEAÇA ILHAS
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
DARWINISMO SOCIAL X DARWIN
Também será apresentada a palestra "Psicologia evolucionista: fundamentos e desenvolvimentos contemporâneos", com Aline Melo de Aguiar e Rafael Vera Cruz de Carvalho, ambos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj. O evento, gratuito, ocorrerá das 16h às 19h, com vagas limitadas.

No Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo também programou uma série de palestras sobre o naturalista, mas no sábado (14): "Duzentos anos de Charles Darwin: de onde viemos e aonde queremos chegar", com Maria Isabel Landim, "Duas críticas que mudaram o livro de Darwin", com Nélio Bizzo, e "Revisitando grandes temas darwinianos", com Diogo Meyer. Todos os especialistas são pesquisadores da USP.

No domingo (15), haverá a apresentação do filme "Uma expedição do Museu de Zoologia da USP nas Ilhas Galápagos" e, à tarde, uma mesa-redonda sobre "A contemporaneidade da Teoria Evolutiva", com a participação de Mário César Cardoso de Pinna, vice-diretor do Museu de Zoologia da USP, Cesar Ades, psicólogo evolucionista e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Marcos Fernandes Gonçalves da Silva, do Centro de Estudos dos Processos de Decisão da FGV/EESP e Ricardo Ribeiro Gudwin, do Departamento de Engenharia da Computação e Automação Industrial da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Em ambos os dias, o museu promoverá atividades para as crianças, como oficinas de desenho e origami inspirados na vida e nas descobertas de Darwin.

Livro

O Instituto Sangari, responsável pela exposição Darwin, realizada no Brasil em parceira com o American Museum of Natural History (AMNH), lançará esta semana um livro com artigos dos especialistas que proferiram palestras durante a mostra, que passou por diversas cidades.

Além de contar a trajetória de Darwin, a obra mostra como sua teoria tem sido aplicada em diferentes segmentos, como na informática, no estudo dos antibióticos, do meio ambiente e do comportamento humano, entre outros.

No Rio, o lançamento do livro acontece na quinta-feira (12), na Livraria da Travessa, no Leblon Shopping. Em São Paulo, ocorre no sábado (17) na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Serviço:
Museu de Zoologia do Rio de Janeiro
12 de fevereiro - das 16h às 19h
Local: Auditório 91, 9º Andar, Bloco F - UERJ
Inscrições: dia.darwin.brasil@gmail.com (vagas limitadas)

Museu de Zoologia de São Paulo
14 e 15 de fevereiro
Local: Auditório do Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - Fone: (11) 2065-8100




Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host