UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

04/02/2009 - 13h24

Instituto do Câncer de SP oferece apoio a pacientes com histórico de câncer na família

Da Redação
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) criou um programa de aconselhamento para que os pacientes com a doença diagnosticada saibam como agir com seus familiares próximos.

Os cânceres de origem genética são causados por genes anormais, repassados dos pais ou mães para os seus filhos. Se uma pessoa nasce com algum desses genes alterados, não significa que ela certamente vai desenvolver o câncer. Significa apenas uma chance maior de ter a doença, em comparação com uma pessoa que não tem a mesma alteração genética.

Sempre que há uma suspeita de câncer hereditário, é recomendado que os membros da família façam exames de prevenção com mais frequência do que a maioria da população. Assim, se o câncer se manifestar, ele poderá ser diagnosticado nos estágios iniciais, quando a resposta ao tratamento é melhor.

A predisposição hereditária a certos tipos de câncer pode ser detectada por meio de exames desenvolvidos para identificar o gene alterado a partir da análise minuciosa de uma pequena amostra de sangue. A detecção da mutação não significa a manifestação da doença, mas é um importante instrumento para prevenir o seu aparecimento ou para interferir na evolução da doença.

Futuramente, o ICESP pretende realizar testes para detectar cânceres hereditários, enquanto se aguarda a consolidação de uma política publica para o sequenciamento genético do câncer. Mas os pacientes com história familiar da enfermidade, ou que apresentam a doença na mama ou no intestino em idade muito precoce, são encaminhados pelo oncologista para avaliação no ambulatório. A partir daí é feito o atendimento para os familiares, caso seja necessário.

Antes de indicar qualquer teste é feita uma avaliação psicológica para verificar a compreensão do paciente sobre o assunto. Para a oncologista Maria Del Pilar Estevez Diz, coordenadora do ambulatório de oncologia clínica do ICESP, o paciente precisa, antes de tudo, compreender o impacto que uma informação como o diagnóstico de um câncer hereditário terá para ela e para seus familiares.




Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host