UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

08/01/2009 - 20h02

Sobrepeso em crianças muitas vezes não é diagnosticado

Eric Nagourney
The New York Times
"Olhe, doutor, o garoto está acima do peso, certo?"

Essa é a mensagem de um novo estudo que examinou os registros médicos de mais de 60 mil crianças e descobriu que a maioria daqueles que pesava demais não havia recebido esse diagnóstico de um pediatra.

Na edição de janeiro da publicação "Pediatrics", os pesquisadores relataram que diagnósticos relacionados ao peso eram dados a apenas 10% dos pacientes com sobrepeso, 54% dos obesos e 76% dos severamente obesos. O autor responsável pelo estudo é Lacey Benson, da Escola de Medicina de Case Western Reserve.

Os pesquisadores sustentam que, especialmente com pacientes acima do peso que ainda não se tornaram obesos, os médicos estariam perdendo uma boa chance de intervir.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram registros médicos eletrônicos de pacientes com idades entre e 2 e 18 anos, num sistema de saúde de Cleveland, por um período de mais de oito anos. Usando o peso e altura inseridos para cada criança, eles determinaram quando o índice de massa corporal estava alto demais, e registraram se um diagnóstico havia sido anotado.

Segundo Dr. David C. Kaelber, coautor do estudo, talvez os sistemas eletrônicos de registro ofereçam parte da solução. Eles poderiam alertar automaticamente os médicos, e até mesmo pacientes, sobre um problema de peso mesmo após a consulta.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host