UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/12/2008 - 07h00

Nutricionista dá dicas para diminuir o estrago na dieta no fim do ano

Suzana Esper
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Se você prestar atenção às porções dos alimentos consumidos durante as festas de fim de ano, é possível comer e beber de tudo sem alterar muito o seu saldo de calorias. Veja sete dicas da nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium:

1. Faça dos aperitivos uma opção light. No bar e, principalmente na casa de amigos, você tem a opção de trocar as porções pesadas por alternativas não menos saborosas. Por exemplo: Kani kama com shoyu; torradinhas com pasta de ricota amassada na peneira misturada com cream cheese light e ervas, espetinhos de tomate, azeitona e queijo; sopinhas cremosas; carnes grelhadas ou kibe cru. Escolha pizzas mais leves, como mussarela e marguerita, ou alguma que leve vegetais, como rúcula ou alcachofras.

MATEMÁTICA PARA MANTER O PESO
Arquivo Folha Imagem
Para reduzir a quantidade de calorias dos pratos, escolha carnes magras, como peru e lombo, e capriche nas frutas e nas saladas
CALCULE AS CALORIAS DA BALADA
1.000 KCAL EXTRAS = 1 KG A MAIS
VEJA AS CALORIAS DE OUTROS ITENS
PREPARE UMA CEIA DE NATAL LIGHT
CERVEJA É A CAUSA DA SUA BARRIGA?
2. Beber, só com moderação. Três latas de cerveja contêm caloria suficiente para um café da manhã, e substituir uma refeição pela bebida não é saudável nem inteligente. Nesse caso, você está descartando alimentos nutritivos por calorias que são vazias, ou seja, não fornecem nutrientes para as funções essenciais do corpo.

3. Abuse das saladas durante as ceias. Se o complemento for extremamente calórico, diminua a porção do prato.

4. Em relação às carnes, evite as peles e os molhos muito gordos. Carnes brancas costumam ser mais magras. E aquelas que ficam embebidas em molho ou na gordura também ficam mais calóricas, por isso dê preferência às carnes recém cortadas. Entre os itens mais consumidos no Natal, a carne de lombo de porco e o peru são as opções mais magras.

5. Aposte nas frutas para sobremesa. Lembre-se que três colheres de sopa de açúcar somam 233 calorias. Por isso, troque aquele segundo pedaço por frutas.

6. As outras refeições do dia devem privilegiar itens mais leves e saudáveis, como frutas, iogurte light, frutas, hortaliças e carnes magras.

7. Cuidado com extras, beliscos e molhos.
Mais
Endocrinologista explica por que é fácil recuperar o peso perdido
Truques para sobreviver às festas de fim de ano sem engordar
Como preparar uma ceia light e saborosa
Nozes e amêndoas ajudam a diminuir a gordura abdominal

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host