UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

17/12/2008 - 17h59

32% das brasileiras que moram nas cidades jamais fizeram o exame de mama

Da Redação
A 3ª edição do "Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça", relatório divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na terça-feira, revela que pelo menos um terço das 57 milhões de brasileiras com 25 anos ou mais de idade jamais realizou o exame de mama. Isso equivale a um contingente de 19 milhões de mulheres (praticamente toda a população da Grande São Paulo, a região metropolitana mais populosa do Brasil) que nunca pisou em um consultório médico para prevenção do câncer de mama, um dos cânceres que mais matam no país.

Segundo a pesquisa, lançada pelo Ipea, a SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e a Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), 32% da população feminina adulta das cidades nunca fizeram o exame. Entre as mulheres do campo, o quadro só faz piorar, lá o percentual de mulheres que jamais tiveram acesso a um exame de mama praticamente duplica, chegando a 63%.

O "Retrato das desigualdades de gênero e raça" analisa microdados coletados pelo IBGE nos últimos 14 anos (Pnads de 1993 a 2007).

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host