UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

07/11/2008 - 12h31

Caso Eloá fez doação de órgãos aumentar em SP

Da Redação
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que outubro foi o melhor mês de 2008 em doação de órgãos no Estado de São Paulo. Foram 47 doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante), contra média de 35 nos meses anteriores. Em setembro haviam sido registradas 34 doações.

Pessoas com problemas renais normalmente sofrem problemas cognitivos, mas o fato de receber um novo rim pelo transplante pode melhorar seu desempenho mental, segundo estudo apresentado, nesta semana, no encontro anual da Sociedade de Nefrologia, nos EUA. Leia mais
TRANSPLANTE RENAL
VEJA INFOGRÁFICO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Também no mês passado, quando os veículos de comunicação noticiaram com intensidade o caso da jovem de Santo André que teve seus órgãos doados após ser assassinada, o índice de famílias abordadas que autorizaram a doação atingiu 62,6%. A média normal é 50%.

Os hospitais do Estado de São Paulo também estão notificando mais, neste ano, potenciais doadores de órgãos, ou seja, pacientes que têm diagnóstico de morte encefálica (cerebral). De janeiro a agosto, foram informados 1.502 possíveis doadores, o melhor número em dez anos. Em 2007, no mesmo período, houve 1.256 notificações de potenciais doadores de órgãos em São Paulo, contra 1.068 no ano anterior.

Os hospitais paulistas são responsáveis por cerca de 50% de todas as cirurgias realizadas no país.




Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host