UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

17/10/2008 - 12h03

Museu britânico apresenta o maior bicho-pau do mundo, de 56,7 cm

Da Redação
O Museu de História Natural britânico apresentou nesta quinta-feira o inseto mais comprido já encontrado: um bicho-pau de 56,7 cm, proveniente da ilha de Bornéu, na Malásia.

O recordista, da espécie Phobaeticus chani, foi doado ao museu pelo naturalista Datuk Chan Chew Lun. Por isso, o inseto é comumente chamado de "Mega bicho-pau de Chan".

AP/Natural History Museum
O expert em insetos George Beccaloni mostra o bicho-pau gigante, que agora pode ser apreciado pelos visitantes do Museu de História Natural, em Londres
Apenas três espécimes tão compridos desse tipo de inseto foram encontradas até então. Datuk Chan obteve o primeiro e maior inseto, uma fêmea, de um colecionador local. Os outros dois estão na ilha.

O novo bicho-pau supera os "recordes" anteriores, como o da espécie Phobaeticus serratipes, encontrado na Malásia e na Indonésia.

Sem suas patas, o novo gigante mede 35,7 cm, vencendo o inseto com o corpo mais comprido do mundo até então, um Phobaeticus kirbyi, também de Bornéu, com 2,9 cm a menos.

"Nós sabíamos sobre as duas espécies que eram recorde até então por cerca de um século, por isso é extraordinário que uma espécie ainda maior tenha sido descoberta", comentou o especialista em insetos George Beccaloni, do museu.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host