UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/10/2008 - 12h15

Estudo americano mostra que antioxidantes do açaí são abosrvidos pelo organismo

Da Redação*
Vendido, atualmente, como uma "superfruta" em países como os Estados Unidos, o açaí tem sido alvo de pesquisas desde 2001. Os mais recentes resultados, anunciados por uma equipe da Universidade Texas A&M, indicam que a fruta amazônica é mesmo saudável: os antioxidantes contidos no alimento são absorvidos pelo organismo humano.

O estudo foi restrito - envolveu 12 voluntários, que consumiram açaí em polpa e na forma de suco, esta última com metade da concentração de antocianinas (pigmentos que dão cor às frutas). Sucos sem propriedades antioxidantes foram usadas como controle.

Arquivo Folha Imagem
Os antioxidantes do açaí são realmente absorvidos pelo organismo, segundo o estudo realizado no Texas
Os pesquisadores analisaram amostras de sangue e de urina dos participantes após o consumo e, em ambos os casos, houve absorção significativa de antioxidantes.

Segundo a autora do estudo Susanne Talcott, o açaí também possui a vantagem de conter baixo teor de açúcar. Segundo ela, trabalhos futuros vão verificar se o consumo da fruta pode ajudar na prevenção de enfermidades, como o câncer.

Mas ela faz uma ressalva: apesar dos atributos notáveis, o açaí sozinho não pode ser considerado uma solução para doenças. A fruta deve ser parte de uma dieta balanceada.

O estudo foi publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry".

*Com informações da Agência Fapesp


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host