UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/09/2008 - 10h15

Nasa vai levar nomes de cidadãos comuns ao espaço

Da Redação*
Em São Paulo
Já pensou em ter seu nome gravado em um microprocessador da Nasa que fará parte de uma missão espacial? Desde ontem isso já é possível. A Nasa iniciou um projeto para enviar o nome de cidadãos comuns na carga de um satélite cuja missão será estudar os efeitos das partículas na atmosfera e a influência do Sol no clima terrestre.

Para ter seu nome incluído, basta acessar o site Send Your Name Around the Earth e preencher uma rápida ficha de inscrição. Atnção: não use acentos, ou seu nome será gravado com erro em seu certificado. Os participantes receberão um certificado da Nasa e seu nome será gravado em um microprocessador que fará parte da equipe do satélite Glory.

O prazo para enviar os nomes termina no dia 1° de novembro deste ano, segundo o comunicado da Nasa, e a inscrição é gratuita.

O satélite Glory partirá ao espaço em junho de 2009 e fará parte de um projeto da Nasa formado por satélites de observação que completam cada órbita terrestre a cada 100 minutos.

Os instrumentos da nave permitirão que os cientistas meçam de maneira mais precisa as partículas espaciais chamadas "aerossóis", que são similares às que se encontram na atmosfera, como as de pó e poluição.

"Sem dúvida, os gases estufa são a origem da mudança climática", disse Michael Mishchenko, cientista do projeto no Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York. "No entanto, os efeitos dos aerossóis são a maior incerteza climática do presente", acrescentou.

* Com informações da agência Efe

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host