UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

10/09/2008 - 10h40

Superacelerador de partículas funciona, mas ainda não recria Big Bang

Da Redação*
AP
Cientistas acompanham teste do LHC
VEJA MAIS FOTOS DO TESTE
O superacelerador de partículas LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN) foi testado com sucesso nesta quarta-feira, mas ainda não recriou as condições do Big Bang. O feito tão esperado não aconteceu pois não houve colisões de partículas, uma vez que não foram feitos lançamentos simultâneos em direções opostas e nem se chegou à velocidade próxima a da luz.

Os cientistas lançaram um segundo feixe de milhões de protóns às 12h30 (7h30 de Brasília) em sentido anti-horário, contrário ao primeiro que foi colocado hoje e que conseguiu com sucesso dar uma volta completa nos 27 quilômetros do anel circular subterrâneo que forma o LHC. O primeiro feixe circulou pelo LHC no sentido horário e levou cerca de uma hora para percorrê-lo.

Cientistas aplaudem teste, assista


O anel é dividido em oito partes, e o primeiro teste de hoje consistiu em lançar o feixe e conseguir que passasse pela primeira. Em seguida, foi lançado novamente e o feixe atravessou a primeira e a segunda, no terceiro lançamento correu pela primeira, a segunda e a terceira partes, e assim sucessivamente. A idéia era comprovar que todo o sistema funciona, que cada peça fez o que tinha de fazer, e indicar que tudo ocorreu como programado.

Quase 9.000 cientistas se reuniram nesta quarta-feira na fronteira entre a Suíça e a França para realizar o primeiro teste com o LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.Leia mais
ENTENDA O LHC
RAP EXPLICA O ACELERADOR
HAWKING NÃO VÊ RISCOS
INFOGRAFICO: COMO FUNCIONA
ELE PODE DESTRUIR O MUNDO?
"Se conseguirmos que este segundo feixe faça um círculo completo no sentido contrário, teremos conseguido mais do que tínhamos previsto para o dia de hoje", disse à Agência Efe a física espanhola Teresa Rodrigo, que trabalha no experimento CMS do acelerador, um dos quatro detectores gigantes do LHC, situado na fronteira entre Suíça e França.

A princípio, o objetivo para hoje era conseguir que os prótons circulassem de maneira estável pelo acelerador, o mais potente já construído, a uma velocidade muito menor da que terão nos próximos meses, quando a máquina funcionar a "pleno vapor" e houver a tentativa da colisão frontal de partículas.

Rodrigo disse que, após ter circulado ao longo de todo o túnel do acelerador, o primeiro feixe de prótons já foi extraído da máquina.

O sucesso da primeira prova do funcionamento do LHC, após conseguir que o primeiro feixe desse uma volta completa, foi recebido com aplausos pelas dezenas de cientistas presentes na sala de controle do organismo.

Veja o rap do Grande Colisor de Hádrons
"Hoje é um dia histórico. Pela primeira vez se conseguiu que, em uma hora, o acelerador aceitasse as partículas e estas circulassem", disse, em entrevista coletiva, o diretor-geral do CERN, Robert Aymar, após o sucesso do primeiro lançamento.

O choque de prótons deve ocorrer em alguns meses, depois da realização de todos os testes necessários. Com isso, os cientistas esperam recriar as condições no Universo pouco depois do "Big Bang" e identificar novas partículas elementares que revelem dados muito importantes sobre a natureza do cosmos.

* Com informações da Efe

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host